FONTE: *** Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.
Mil cento e cinquenta e nove municípios brasileiros vão receber 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde para o combate à dengue este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os projetos aprovados chegam a um montante de R$ 92,8 milhões adicionais e devem beneficiar mais de 100 milhões de pessoas.
Dados da pasta indicam que, de janeiro a novembro de 2011, 742.364 casos suspeitos da doença foram registrados em todo o país – 25% a menos em comparação ao mesmo período de 2010. A maior redução, de 77%, foi identificada na Região Centro-Oeste.
O número de municípios com projetos aprovados é 17% maior do que os 989 previstos pelo ministério no lançamento das ações estratégicas para combate à dengue, em outubro do ano passado.
As cidades selecionadas, segundo a pasta, vão assinar um termo de adesão, comprometendo-se a ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a vigilância dos casos e a assistência aos pacientes.
Os recursos adicionais serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o fundo do Distrito Federal e para os fundos municipais de Saúde. A lista completa de cidades selecionadas pode ser conferida no site www.saude.gov.br.
BAHIA.
Na Bahia, 73 municípios foram contemplados com os recursos provenientes do Ministério da Saúde. Somente para a capital baiana foram destinados mais de R$ 2 milhões para campanhas de prevenção à doença.
Em 2011, O Ministério da Saúde colocou a Bahia entre os estados brasileiros que corriam risco muito alto de epidemia de dengue neste verão.
*** Com informações de Paula Laboissière.
Nenhum comentário:
Postar um comentário