FONTE: *** Terra, TRIBUNA DA BAHIA.
O chefe do Laboratório Alemão de Pesquisas e Segurança, Karsten Nohl, informou durante uma convenção sobre hacking realizada em Berlim nesta semana que a rede de comunicações móveis GSM apresenta uma falha de segurança que poderá afetar milhões de celulares em todo o mundo.
Com mais de oitentas bilhões de usuários, o sistema de comunicações GSM responde por 80% do volume de telefonia móvel do planeta, o que agravaria em muito a questão da vulnerabilidade dessa tecnologia. De acordo com Nohl, foi identificado um novo tipo de ataque por meio de brecha de segurança na rede GSM, que daria aos hackers acesso irrestrito a telefones, podendo dar a eles mau uso, como a realização de ligações e envios de mensagens de textos, que poderiam ser revertidos em fraudes financeiras.
Nohl frisa que, apesar de a tecnologia móvel ter sido desenvolvida em 1990, nestes pouco mais de vinte anos não houve reformulação que desse ao ambiente a segurança necessária. Com o fenômeno hacking ganhando cada vez mais adeptos, um ataque poderia causar danos de grandes proporções.
Durante o evento, Karsten Nohl adiantou que a falha encontrada por seu grupo – que não foi nem minimamente explicitada, para conforto de todos -, poderia ser descoberta em algumas semanas. Com ela, seria possível controlar milhões de celulares em todo o mundo simultaneamente.
*** Por Alessandro Iglesias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário