sexta-feira, 27 de julho de 2012

HEPATITE AGE DE FORMA SILENCIOSA E PODE CAUSAR CÂNCER...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Normalmente as pessoas só procuram o médico quando estão com algum sintoma externo como febre, dor ou vômito. Mas o que muitos não sabem é que existem doenças como a hepatite, que atua de forma silenciosa no organismo e, muitas vezes, só se manifesta já no estágio grave. Para o coordenador do Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital da Bahia, Manoel Almeida, a melhor alternativa para tratar ou curar a doença é obter o diagnóstico, o mais cedo possível, através da realização de exames laboratoriais dirigidos (Marcadores Virais).

A hepatite pode ser totalmente silenciosa, sem sintomas importantes. Mas pode apresentar, de 15 a 20 dias após a infecção, quadro clínico composto por cansaço, tontura, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, fezes claras, urina escura, pele e olhos amarelados. “A doença pode ser identificada ainda em sua fase inicial, através de exames de sangue específicos, onde se pesquisa a existência dos variados tipos de vírus”, afirma Almeida.

Os tipos mais comuns de hepatites são as A, B e C, mas também existem outros tipos (D, E e G) que ocorrem com menor frequência. O médico explica as diferenças e alerta para as principais formas de contágio da doença. “Nos tipos A e E a transmissão é fecal - oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Já as Hepatites B, C e D, podem ser transmitidas pelo sangue ou relação sexual”, orienta.

A higiene individual é uma das principais maneiras de evitar a doença. Além de lavar as mãos após sair do sanitário, também é importante fazer uso de água filtrada e evitar a relação sexual sem preservativo, bem como não compartilhar objetos de uso pessoal e não ingerir alimentos crus. Quem faz tratamento de acupuntura ou pretende fazer uma tatuagem, deve redobrar a atenção e solicitar a adequada esterilização dos instrumentos utilizados.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,5 milhão de pessoas morrem por ano por causa das hepatites B ou C. A OMS ainda estima que a cada 20 segundos uma pessoa vá a óbito por causa da doença. A hepatite é uma doença infecciosa que ataca as células do fígado, podendo levar ao desenvolvimento de cirrose ou até mesmo um câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário