domingo, 29 de julho de 2012

CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL PODE REDUZIR RISCO DE ARTRITE EM MULHERES, DIZ ESTUDO...


FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).

Um novo estudo relata que o consumo regular e moderado de cerveja, vinho ou licor pode reduzir o risco de a mulher ter artrite reumatoide.

Os pesquisadores coletaram dados de dois registros nacionais de saúde da Suécia relacionados a 34.141 mulheres nascidas entre 1914 e 1948. Eles reuniram informações sobre o consumo de álcool nos anos 1987 e 1997, e depois acompanharam a saúde das mulheres durante 7 anos, de 2003 a 2009.

Durante o período de acompanhamento, os pesquisadores documentaram 197 casos de artrite reumatoide. Após levar em conta diversos fatores, eles descobriram que o risco de desenvolver artrite reumatoide era 52% menor nas mulheres que relataram beber mais de três copos de cerveja, vinho ou licor por semana (aproximadamente 15 mililitros de etanol). O tipo de bebida ingerida não alterava o risco.

Em artigo no periódico BMJ, os autores reconheceram que não possuíam informações sobre o histórico familiar de artrite reumatoide e que relatos do próprio paciente sobre o consumo de álcool nem sempre são precisos.

A principal autora do estudo e estudante de doutorado do Instituto Karolinska, em Estocolmo, Daniela Di Giuseppe, alertou quanto ao perigo de conclusões gerais demais sobre o estudo.

"Não sabemos o que ocorre quando as doses de álcool são mais altas", afirmou. "Além disso, este é apenas um estudo mostrando o que ocorre com as mulheres suecas. Por isso, não quero dar conselhos em relação ao consumo de álcool."

Nenhum comentário:

Postar um comentário