domingo, 29 de julho de 2012

ÁLCOOL EM DOSE MODERADA PODE AJUDAR SOBREVIVENTES DE ATAQUE CARDÍACO...


FONTE: Nicholas Bakalar, Do The New York Times (noticias.uol.com.br).

Está bem estabelecido que o consumo moderado de álcool pode evitar doenças cardíacas. Mas mesmo depois de um ataque cardíaco, o consumo de uma bebida alcoólica por dia pode ser bom para a saúde do homem, de acordo com um novo estudo.

Os investigadores acompanharam por até 20 anos 1.818 homens que sobreviveram a ataques cardíacos. A cada dois anos os homens relataram sobre a sua saúde e a cada quatro anos eles preencheram um questionário detalhado sobre sua alimentação, que registrou, entre muitas outras coisas, o consumo de álcool.

Houve 468 mortes ao longo do estudo, conforme publicado na semana passada no periódico European Heart Journal.

Após o controle de tabagismo, índice de massa corporal, diabetes, hipertensão arterial, uso de aspirina e outros fatores, os pesquisadores descobriram que, em comparação aos abstêmios, os homens que bebiam um ou dois copos de cerveja ou vinho diariamente, ou entre uma e duas doses de licor, eram 34% menos propensos a morrer de qualquer causa e 42% menos propensos a morrer de doenças cardiovasculares.

Homens que consumiram um pouco menos que uma bebida por dia apresentaram risco de morte 22% menor, mas o benefício desapareceu entre aqueles que consumiram três ou mais bebidas por dia.

"O benefício máximo é visto em níveis moderados," disse Jennifer K. Pai, autor principal e professor assistente de medicina no Brigham and Women's Hospital e na escola de saúde pública da Universidade de Harvard. "Não estamos dizendo às pessoas para beberem se elas não o fazem. Mas podemos dizer que continuar a consumir quantidades moderadas após um ataque cardíaco parece ser benéfico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário