quarta-feira, 25 de julho de 2012

800 MIL BAIANOS ABONADOS...



FONTE: Amanda Sant’ana REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

A Caixa Econômica Federal deu início ontem (24) ao pagamento do abono salarial e dos rendimentos do Programa de Integração Social (PIS), referentes ao calendário do exercício 2012/2013.

Mais de 27 milhões de trabalhadores poderão sacar os rendimentos do PIS e 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques. Ao todo, 800 mil baianos serão beneficiados

O PIS, criado pelo Governo Federal com o intuito de integrar os empregados do setor privado ao desenvolvimento das empresas, tornando possível uma melhor distribuição da renda no país, é uma contribuição social tributária, que objetiva financiar o pagamento de benefícios como o FGTS, o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial, pago pela Caixa Econômica Federal.

Assim como em 2011, a previsão é que o pagamento do PIS 2012/2013 inicie no dia 15 de agosto deste ano, para pessoas nascidas no mês de julho, encerrando no dia 28 de junho de 2013. Para sacar o benefício, o trabalhador deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do Pasep, e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, carteira de identidade ou o cartão do cidadão.

Aqueles que têm o Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem sacar o dinheiro em lotéricas, nos caixas de autoatendimento da CEF e postos do Caixa.

De acordo com a gerente Vanessa Silva, da lotérica Mega Forte, Graça, não houve procura dos beneficiários do PIS até o momento. Para ela, com a facilidade de pagamento dos clientes Caixa, houve uma redução da presença dos beneficiários nas lotéricas.

Enquanto isso, na lotérica Nova Esperança, São Cristovão, o gerente Antônio Bastos afirma que o crescimento de informações já lota o local: “A Caixa facilitou o pagamento do PIS aos seus clientes, deixando os que não são confusos. Hoje mesmo a maior parte do movimento foi para tirar dúvidas e passar as informações necessárias para os beneficiários que receberão o pagamento pela data do nascimento”, completou.

Aos beneficiários que possuam conta no banco, o valor do PIS foi creditado automaticamente, na última terça-feira (24), em conta corrente ou poupança Caixa, desde que a conta tenha o trabalhador como único titular. Trabalhadores que não possuem conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto.

Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101.

Vale destacar que, atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

                                     CALENDÁRIO DO PIS



Mês de nascimento               Recebe a partir de

Julho                                           15/08/2012

Agosto                                        22/08/2012

Setembro                                    29/08/2012

Outubro                                      12/09/2012

Novembro                                  19/09/2012

Dezembro                                   26/09/2012

Janeiro                                        09/10/2012

Fevereiro                                    17/10/2012

Março                                        24/10/2012

Abril                                           13/11/2012

Maio                                          21/11/2012

Junho                                         28/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário