sexta-feira, 27 de julho de 2012

IMPLANTADO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM JAGUAQUARA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A sede municipal de Jaguaquara, no Sudoeste baiano, passou a contar, neste mês, com serviço de coleta e tratamento de esgotos domésticos. Atualmente, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está testando os equipamentos e redes do sistema de esgotamento sanitário implantado na cidade. Nesta fase, os 1.840 imóveis que já foram ligados à rede coletora estão destinando seus esgotos à estação de tratamento.

De acordo com o gerente regional da Embasa em Jequié, que atende Jaguaquara, César Melhem, o sistema construído tem capacidade para atender 4.500 ligações domiciliares, beneficiando o equivalente a 50% da população local, que é estimada em 38 mil habitantes. Por isso, a Embasa continua interligando imóveis de moradores ou proprietários que autorizaram a empresa a realizar a ligação ou se comprometeram a fazê-la por conta própria.

“O serviço social vem atuando na cidade, orientando a população sobre o bom uso dos equipamentos da rede pública de esgotamento sanitário e da rede interna dos imóveis para evitar transtornos como obstrução e extravasamentos, e esclarecendo sobre os procedimentos de cobrança adotados pela empresa”, explica Melhem.

O investimento, de R$ 15,9 milhões, financiado pela Caixa Econômica Federal, é mais uma ação da Embasa do Programa Água para Todos. No total, foram implantados 105 quilômetros de rede coletora e ramais prediais e construídas uma estação elevatória (conjunto de bombas) e uma estação de tratamento com capacidade para tratar 53,7 litros de esgoto por segundo. O efluente final é destinado ao rio da Casca após todas as etapas de tratamento e análises laboratoriais visando o cumprimento de parâmetros de qualidade determinados pela legislação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário