FONTE: itodas.uol.com.br

Ela desvenda alguns mitos e verdades sobre o chocolate.
Quanto mais amargo o chocolate, mais benefícios.
Verdade. Quanto mais amargo o chocolate, ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios nutricionais. “O chocolate ao leite traz em sua composição mais gordura saturada e açúcar, ficando com apenas 16% de cacau. Já o chocolate acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares”.
O chocolate acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.
Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau é rico em gorduras mono insaturadas que ajudam no emagrecimento e na vontade de consumir doces refinados. “Mas devemos destacar a importância de ser adquirido hábitos alimentares saudáveis, não será apenas o chocolate que fará milagres. E, se não houver uma orientação nutricional , podem gerar um efeito contrário”, afirma.
Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento.
Mito. O que ocorre é exatamente o contrário. O cacau possui flavonóides, potentes antioxidantes que junto com as epicatequinas diminuem o estresse oxidativo, radicais livres produzidos em grandes quantidades por nós, deixando a pele mais saudável e retardando seu envelhecimento.
O chocolate pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau ajuda na melhora da função endotelial, diminui a adesão plaquetária e, consequentemente reduz da pressão arterial. A recomendação da nutricionista é de 40 gramas por dia..
O chocolate faz mal para a pele e causa espinhas.
Mito.
Não há nenhuma comprovação científica sobre essa relação. “Pelo contrario, pequenas porções por dia melhoram a estrutura da pele o fluxo sanguíneo. Mas o mais importante é saber a hora de parar, afinal, tudo que é ingerido em grande quantidade não faz bem e um dos maiores vilões da acne são as desordens hormonais”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário