quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CHOCOLATE PODE AJUDAR A EMAGRECER, CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL E MAIS...


FONTE: itodas.uol.com.br
Ninguém tem dúvidas de que o chocolate é irresistível! O problema é que não faz muito bem à saúde, certo? Errado! Se consumido da forma correta, o chocolate pode trazer vários benefícios e até ajudar a perder peso. A nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, explica que, para fazer bem, o chocolate precisa ter pelo menos 50% de cacau em sua composição. “Os ingredientes do chocolate, com exceção do cacau, são fatores de risco para doenças cardiovasculares e obesidade. Se consumirmos chocolate que tenha menos que essa porcentagem de cacau, estamos ingerindo mais açúcar e manteiga do que cacau, ou seja, ao invés de estarmos beneficiando o nosso organismo estaremos prejudicando”, afirma.

Ela desvenda alguns mitos e verdades sobre o chocolate.

Quanto mais amargo o chocolate, mais benefícios.

Verdade. Quanto mais amargo o chocolate, ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios nutricionais. “O chocolate ao leite traz em sua composição mais gordura saturada e açúcar, ficando com apenas 16% de cacau. Já o chocolate acima de 50% de cacau, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares”.

O chocolate acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau é rico em gorduras mono insaturadas que ajudam no emagrecimento e na vontade de consumir doces refinados. “Mas devemos destacar a importância de ser adquirido hábitos alimentares saudáveis, não será apenas o chocolate que fará milagres. E, se não houver uma orientação nutricional , podem gerar um efeito contrário”, afirma. 



Comer chocolate diariamente acelera o envelhecimento.
Mito. O que ocorre é exatamente o contrário. O cacau possui flavonóides, potentes antioxidantes que junto com as epicatequinas diminuem o estresse oxidativo, radicais livres produzidos em grandes quantidades por nós, deixando a pele mais saudável e retardando seu envelhecimento.




O chocolate pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Verdade. O chocolate com mais de 50% de cacau ajuda na melhora da função endotelial, diminui a adesão plaquetária e, consequentemente reduz da pressão arterial. A recomendação da nutricionista é de 40 gramas por dia..

O chocolate faz mal para a pele e causa espinhas.

Mito.
 Não há nenhuma comprovação científica sobre essa relação. “Pelo contrario, pequenas porções por dia melhoram a estrutura da pele o fluxo sanguíneo. Mas o mais importante é saber a hora de parar, afinal, tudo que é ingerido em grande quantidade não faz bem e um dos maiores vilões da acne são as desordens hormonais”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário