quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RELATÓRIOS DE PESQUISA MOSTRAM AUMENTO DE ALGUNS CÂNCERES LIGADOS AO HPV...


FONTE: The New York Times

Uma associação de instituições de pesquisa relatou que, embora a taxa de mortalidade por câncer continue a cair desde 1990, a incidência de alguns cânceres associados ao vírus papiloma humano, ou HPV, aumentou.

A pesquisa, publicada no The Journal of National Cancer Institute, constatou que as taxas de mortalidade ou incidência de cânceres de pulmão, colorretal, de mama e de próstata diminuíram, mas os cânceres de orofaringe, ânus e vulva, todos associados à infecção pelo HPV, têm aumentado.

Ao mesmo tempo, o câncer de colo do útero, também ligado à infecção por HPV, diminuiu em todos os grupos étnicos, exceto em índios americanos e em nativos do Alasca. O principal autor do relatório, Ahmedin Jemal, vice-presidente da Sociedade Americana de Câncer, atribuiu a queda a um maior número de exames papanicolau para detecção de lesões pré-cancerosas.

Nos Estados Unidos, apenas 32% das meninas com idade entre 13 e 17 anos, e menos de 2% dos meninos receberam as três doses da vacina contra o HPV. Essa cobertura foi ainda menor em alguns Estados do sul, onde as taxas de câncer de colo uterino foram maiores e a quantidade de exames papanicolau foi menor. A vacina custa cerca de 390 dólares, e apenas 14% dos adolescentes que não possuem seguro de saúde foram vacinados.

A taxa global de mortalidade por câncer, disse Jemal, poderia diminuir com "intervenções de sucesso", como a eliminação do fumo e da obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário