sábado, 26 de janeiro de 2013

LIMPEZA COM ÁLCOOL EVITA GRIPE, MAS NÃO VÍRUS QUE CAUSA VÔMITOS E DIARREIAS...


FONTE: *** Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


    Estudos mostram que desinfetantes à base de álcool, especialmente os com etanol a 60% ou mais, podem reduzir a contagem microbiana nas mãos contaminadas e também a propagação de algumas cepas da gripe. Mas contra o norovírus, uma grave doença gastrointestinal que tem afetado muita gente nos Estados Unidos, eles podem ser inúteis.

Alguns vírus, como o influenza, são revestidos por "envelopes" de lipídeos que o álcool é capaz de romper. Os norovírus, no entanto, não têm esse envelope e, por isso, não são afetados pelo etanol.

O alvejante é eficaz contra o norovírus e pode ser usado para descontaminar bancadas e superfícies. Já para as pessoas, a melhor estratégia é simplesmente lavar as mãos com água e sabão.

Em 2011, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, estudaram 91 instalações de cuidados médicos de longa duração. Durante o inverno de 2006/2007, eles identificaram 73 focos da doença, dos quais 29 foram confirmados para o norovírus.

As instalações limpas com desinfetante à base de álcool apresentaram seis vezes mais chances de desenvolver um surto de norovírus que aquelas lavadas com sabão e água.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, produtos à base de álcool podem ser usados "em adição" à lavagem das mãos, e nunca como substituto.

*** Com The New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário