terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ESTUDO REVELA QUE O TÉDIO PODE REDUZIR A ANSIEDADE...


FONTE: Claudia Borges (todaela.uol.com.br).

Pesquisa revelou que a sensação ainda pode ajudar na memória e na criatividade.

 

Você anda entediada ultimamente? Rotinas diárias cansativas, reuniões monótonas, assuntos recorrentes no trabalho: tudo isso pode fazer de você uma vítima do tédio. Apesar desse sentimento não ser dos mais prazerosos, ele pode ter um lado bom, segundo revelou uma pesquisa divulgada no Daily Mail.

Na semana passada, psicólogos descobriram que o tédio no trabalho pode ter um efeito positivo sobre a criatividade. Essa não é a primeira vez que o tédio tem sido associado a uma melhora criativa do cérebro.

No ano passado, o eminente neurocientista e professor da Universidade de Oxford, Baroness Greenfield, sugeriu que o tédio é bom para as crianças, porque as incentiva a usarem a sua imaginação e desenvolver um sentido de identidade de ter que encontrar coisas para fazer.

O professor Peter Toohey, da Universidade de Calgary, no Canadá, diz em seu livro sobre este assunto que o tédio está ligado à quantidade de dopamina no cérebro de uma pessoa. Estudos descobriram que as pessoas com níveis mais baixos da substância química do cérebro sofrem de crises mais longas e mais frequentes de tédio.

De acordo com as pesquisas, os efeitos do tédio não se limitam apenas à criatividade: eles têm implicações para a sua saúde e também pode ser prejudicial, causando baixa na imunidade e estimulando a depressão. Entretanto, existem as vantagens de se estar entediada. Afinal, algumas vezes é impossível de evitá-lo. Confira abaixo alguns benefícios do tédio.

Pode ajudar a emagrecer.

Muita gente mantém uma rotina de comer sempre no mesmo lugar e todo dia a mesma coisa. Isso pode tirar a vontade de comer determinados alimentos, já que eles estão ali todos os dias, cozidos do mesmo jeito e com o mesmo gosto.

De acordo com nutricionistas das Universidades de Buffalo e Vermont, comer a mesma comida todos os dias leva a um consumo geral menor de calorias. Na avaliação, mulheres que comeram macarrão por sete dias consumiram 100 calorias por dia até o final da semana. Aquelas que receberam uma dieta mais variada normalmente comiam mais.

Reduz a ansiedade.

Um pouco de tédio pode ser uma coisa boa, especialmente se você está estressado, diz o Dr. Esther Priyadharshini, um professor da Universidade de East Anglia. "Todos nós precisamos de um tempo quietos, longe do bombardeio constante de estimulação. Não há necessidade de um frenesi de atividade em todos os momentos", afirmou o especialista.

No ano passado, o professor Mary Immordino-Yang, um psicólogo da Universidade da Califórnia, descobriu que algumas pessoas tendem a experimentar a introspecção consciente quando estão entediados, o que os torna menos ansiosos e mais motivados, resultando que eles têm melhor desempenho em testes e tarefas, melhorando também a memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário