FONTE: iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.
O que uma mulher sexy tem a ver com caridade? Pois para os pesquisadores
do comportamento humano de duas universidades asiáticas, as duas coisas estão
intimamente ligadas quando o objetivo é vender.
Então, o que acontece quando imagens de mulheres sensuais são usadas
para atrair a atenção dos homens para um produto?
De acordo com o estudo publicado no periódico científico Journal of
Consumer Research, ao serem expostos a esse tipo de conteúdo, os consumidores
do sexo masculino se sentem menos conectados com outras pessoas e, pasmem, são
menos propensos a comprar produtos anunciados como benéficos aos outros, ou a
fazer contribuições de caridade.
“Imagens de mulheres sensuais são onipresentes na sociedade moderna e
muito utilizadas na publicidade. Nosso foco principal é mostrar como a
exposição a imagens de mulheres sensuais pode diminuir temporariamente senso de
conexão psicológica com os outros, no consumidor do sexo masculino”, apontaram
os autores Xiuping Li, da Universidade Nacional de Singapura, e Meng Zhang, da
Universidade Chinesa de Hong Kong.
Em uma série de estudos envolvendo homens com idades entre 18 e 24 anos,
os participantes foram expostos a fotos de mulheres sexy, a imagens de
paisagens, ou não foram expostos a imagem alguma.
Os homens que viram as fotos de mulheres sensuais focaram mais em como
provavelmente se sentiam os corpos das mulheres (cansados, animados,
sonolentos, ou entediados) e menos em seus papéis sociais e em que tipo de
pessoas elas eram (inteligentes, agradáveis, solidárias, etc.)
Os participantes que viram as fotos de mulheres sensuais se viam como
tendo menos coisas em comum com outras pessoas e também sentiram uma forte
desconexão si e os outros, o que os tornou menos propensos a ver um produto
favoravelmente quando ele era anunciado como tendo benefícios para outras
pessoas. Esses homens também foram menos propensos a se comportar de forma
caridosa.
Em um estudo, homens que viram as imagens de mulheres sexy foram menos
dispostos a dar 10 dólares a outra pessoa (independentemente se essa pessoa era
do sexo masculino ou feminino) e também foram menos propensos a apoiar uma
causa de proteção da vida selvagem com a compra e o uso de uma camiseta que
promovia a proteção de espécies ameaçadas de extinção.
"Implicações importantes podem ser tiradas a partir de nossos
resultados. Por exemplo, instituições de caridade que vivem de doações e marcas
que vendem produtos ecológicos podem querer repensar o uso de anúncios ricos em
estímulos sexuais visuais nos meios de comunicação (como revistas masculinas
populares ou talk shows que passam tarde da noite na TV), pois essas estratégias podem sair pela
culatra", apontaram os autores.
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