FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Pesquisa sobre o comportamento do soteropolitano no São João 2010, realizada pelo Instituto Potencial Pesquisas, indica Amargosa como a cidade mais procurada e o forró tradicional como o ritmo preferido. O levantamento revela que a maioria dos soteropolitanos não pretende viajar e também não costuma comprar fogos no período. O amendoim é a comida típica preferida. O Potencial ouviu uma amostra de 603 pessoas de ambos os sexos, todas as faixas etárias (a partir de 18 anos), estados civis, classes sociais e de 17 das 18 regiões administrativas de Salvador. Os dados, na íntegra, estão disponíveis em www.potencialpesquisa.com.br.
Dos entrevistados que pretendem viajar (38,8%) para um dos 82 destinos identificados, 10,68% irão para Amargosa. A pesquisa revelou que, enquanto a classe C e os com idade acima de 45 anos preferem a cidade de Cachoeira, Amargosa tem tanto a preferência de casados (13,25%) como de solteiros (10,32%), homens (10,09%) e mulheres (11,20%) e classes A (16,67%) e B (23,08%). No entanto, 11% dos homens ainda estão indecisos em relação à cidade que pretendem viajar, contra 5,6% das mulheres. Quase 60% das pessoas ouvidas afirmaram que não pretende viajar. Os principais motivos são a falta de dinheiro (39,29%) e por que vai trabalhar (18,28%).
As cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus também aparecem em posição de destaque na pesquisa. Com quase 7% dos votos cada uma, elas ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na preferência dos soteropolitanos para este São João.
Pesquisa sobre o comportamento do soteropolitano no São João 2010, realizada pelo Instituto Potencial Pesquisas, indica Amargosa como a cidade mais procurada e o forró tradicional como o ritmo preferido. O levantamento revela que a maioria dos soteropolitanos não pretende viajar e também não costuma comprar fogos no período. O amendoim é a comida típica preferida. O Potencial ouviu uma amostra de 603 pessoas de ambos os sexos, todas as faixas etárias (a partir de 18 anos), estados civis, classes sociais e de 17 das 18 regiões administrativas de Salvador. Os dados, na íntegra, estão disponíveis em www.potencialpesquisa.com.br.
Dos entrevistados que pretendem viajar (38,8%) para um dos 82 destinos identificados, 10,68% irão para Amargosa. A pesquisa revelou que, enquanto a classe C e os com idade acima de 45 anos preferem a cidade de Cachoeira, Amargosa tem tanto a preferência de casados (13,25%) como de solteiros (10,32%), homens (10,09%) e mulheres (11,20%) e classes A (16,67%) e B (23,08%). No entanto, 11% dos homens ainda estão indecisos em relação à cidade que pretendem viajar, contra 5,6% das mulheres. Quase 60% das pessoas ouvidas afirmaram que não pretende viajar. Os principais motivos são a falta de dinheiro (39,29%) e por que vai trabalhar (18,28%).
As cidades de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus também aparecem em posição de destaque na pesquisa. Com quase 7% dos votos cada uma, elas ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na preferência dos soteropolitanos para este São João.
QUANTO VÃO GASTAR- Ainda de acordo com os dados divulgados, mais de 60% dos entrevistados ficarão hospedados na casa de algum parente e a previsão média de gastos é de R$ 230,00. “40% dos soteropolitanos acima de 18 anos equivale a quase 800 mil pessoas que irão viajar no São João. Se cada um gastar 230 reais, teremos uma circulação de mais de 180 milhões”, analisa José Carlos Martins Leite, Diretor do Potencial Pesquisas.
Ele destaca a importância da festa para a economia do interior do estado: “o São João da Bahia é maior festa regional do Brasil, é mais uma atração turística do estado. Tem importância econômica e cultural. O governo investe mais de R$ 10 milhões. É uma festa que dinamiza a economia do estado: intensifica as vendas no comércio e promove a interiorização do turismo”, diz.
Quando segmentados por classe social, os números mostram uma grande diferença. Enquanto a classe A pretende gastar em torno de R$ 460, a classe E planeja um gasto de apenas R$ 90 durante o período. Outro dado curioso da pesquisa é que os homens pretendem gastar mais do que as mulheres (R$ 259,00 contra R$ 204,00).
O Potencial também ouviu a opinião das pessoas com relação à festa. Quando se fala em São João, a primeira coisa que vem à cabeça dos soteropolitanos é festa, alegria ou animação, com 27,03% dos votos, seguidas do forró, com 19,1%. 80% dos entrevistados afirmaram gostar ou gostar muito dos festejos juninos e 63,5% concordam que o forró está perdendo espaço para outros ritmos. No entanto, a maioria absoluta das pessoas ouvidas (77,61%) disse preferir escutar o forró tradicional no São João, e não outros estilos musicais, como forró universitário, sertanejo e axé.
Outra informação interessante diz respeito à compra de fogos, tradicional neste período. Sobre o assunto, a maioria dos entrevistados disse nunca comprar fogos (59,7%) nem queimar fogueira (51,91%), contra 20,2% que afirmaram comprar sempre ou quase sempre.
O amendoim é a comida típica junina preferida da quase totalidade dos entrevistados, 90% dizem consumir a iguaria no São João. Em segundo lugar ficou o milho verde (72,3%) e, em terceiro, a canjica (72,1%). Quando o assunto é bebida, o licor ainda tem a preferência dos soteropolitanos, com 66,5% dizendo consumir. No entanto, a cerveja também ocupa uma posição de destaque, tendo mais de 50% da preferência. Nestes dois quesitos, o pesquisado podia escolher mais de um item.
O Instituto Potencial Pesquisas atua desde 2007 na coordenação e realização de levantamentos mercadológicos e de opinião para empresas de diferentes portes e áreas. Tem escritórios em Salvador e no Recife, e é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, e a ADVB / BA – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. A empresa é dirigida por José Carlos Leite, que tem 16 anos de experiência neste segmento.
Ele destaca a importância da festa para a economia do interior do estado: “o São João da Bahia é maior festa regional do Brasil, é mais uma atração turística do estado. Tem importância econômica e cultural. O governo investe mais de R$ 10 milhões. É uma festa que dinamiza a economia do estado: intensifica as vendas no comércio e promove a interiorização do turismo”, diz.
Quando segmentados por classe social, os números mostram uma grande diferença. Enquanto a classe A pretende gastar em torno de R$ 460, a classe E planeja um gasto de apenas R$ 90 durante o período. Outro dado curioso da pesquisa é que os homens pretendem gastar mais do que as mulheres (R$ 259,00 contra R$ 204,00).
O Potencial também ouviu a opinião das pessoas com relação à festa. Quando se fala em São João, a primeira coisa que vem à cabeça dos soteropolitanos é festa, alegria ou animação, com 27,03% dos votos, seguidas do forró, com 19,1%. 80% dos entrevistados afirmaram gostar ou gostar muito dos festejos juninos e 63,5% concordam que o forró está perdendo espaço para outros ritmos. No entanto, a maioria absoluta das pessoas ouvidas (77,61%) disse preferir escutar o forró tradicional no São João, e não outros estilos musicais, como forró universitário, sertanejo e axé.
Outra informação interessante diz respeito à compra de fogos, tradicional neste período. Sobre o assunto, a maioria dos entrevistados disse nunca comprar fogos (59,7%) nem queimar fogueira (51,91%), contra 20,2% que afirmaram comprar sempre ou quase sempre.
O amendoim é a comida típica junina preferida da quase totalidade dos entrevistados, 90% dizem consumir a iguaria no São João. Em segundo lugar ficou o milho verde (72,3%) e, em terceiro, a canjica (72,1%). Quando o assunto é bebida, o licor ainda tem a preferência dos soteropolitanos, com 66,5% dizendo consumir. No entanto, a cerveja também ocupa uma posição de destaque, tendo mais de 50% da preferência. Nestes dois quesitos, o pesquisado podia escolher mais de um item.
O Instituto Potencial Pesquisas atua desde 2007 na coordenação e realização de levantamentos mercadológicos e de opinião para empresas de diferentes portes e áreas. Tem escritórios em Salvador e no Recife, e é filiada ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, e a ADVB / BA – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. A empresa é dirigida por José Carlos Leite, que tem 16 anos de experiência neste segmento.
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