sábado, 29 de maio de 2010

PRF E ANVISA FECHAM O CERCO NO ESTADO...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Mais de mil medicamentos impróprios para o consumo foram apreendidos numa operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), as vigilâncias sanitárias do estado e do município, além do Conselho Federal de Farmácias (CRF). A ação aconteceu durante esta semana e acabou na manhã de ontem, resultando ainda na prisão de duas pessoas, segundo informações da Anvisa.
“As duas prisões aconteceram pela venda de medicamentos contrabandeados e sem nota fiscal e pela comercialização de anabolizantes”, informa o especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Amarilio Lopo Neto. De acordo com ele, houveram quatro interdições, sendo duas farmácias e duas academias, estas últimas por questões sanitárias. Uma outra drogaria teve o armário de medicamentos controlados – os de tarjas pretas – lacrados.
“Esta operação aconteceu a partir de denúncias feitas ao Ministério Público”, explica o chefe da seção de policiamento e fiscalização da PRF, inspetor Virgílio Tourinho. Segundo ele, a PRF recebe o convite para dar apoio aos trabalhos. “Fomos solicitados e iniciamos a operação em conjunto”, acrescenta.Segundo a coordenadora de saúde ambiental do município, Antônia Maria Brito, a “Operação tentáculos”, como foi intitulada, é de fundamental importância. “É muito difícil um órgão sozinho conseguir ter essa abrangência”. O subcoordenador municipal de vigilância sanitária, Augusto Bastos, também destacou o trabalho “que tem como principal objetivo coibir possíveis riscos, danos e agravos a saúde”, acrescenta.
Segundo o presidente do CRF, Altamiro José dos Santos, a ação também prioriza o proprietário de farmácias que trabalham em conformidade com a Lei. “Para nós é importante a busca disciplinar para fazer valer a legislação sanitária. Pois sem ações desse tipo, o que deveria ser um estabelecimento voltado para o bem estar e saúde passa a causar risco para a população. E temos que dar respostas a comunidade”, informa ele.
Dentre os medicamentos apreendidos estão: estimulantes sexuais, anabolizantes, anfetaminas e vacinas bovinas. O material foi levado para a sede da Polícia Federal, em Água de Meninos. “Eles foram autuados em flagrante por crime de venda de medicamentos sem registro e tráfico de drogas”, diz o especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Amarilio Lopo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário