quinta-feira, 27 de maio de 2010

SP PROMOVE TESTAGEM GRATUITA DE HIV ANTES DE PARADA GAY...

FONTE: noticias.uol.com.br

A Secretaria da Saúde de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, promovem a partir do próximo dia 31 de maio, segunda-feira, a campanha Fique Sabendo. O evento antecede a parada gay, ou LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), programada para o primeiro domingo de junho. Qualquer pessoa pode participar.
Neste ano a ação irá ocorrer no Center 3 da avenida Paulista. Os testes rápidos de HIV, com resultados em até 15 minutos, serão oferecidos gratuitamente a todos as pessoas que comparecerem ao local. Os horários de atendimento serão das 10h às 17h nos dias 31 de maio e 1 de junho e das 10h às 14h no dia 2, quarta-feira.
Vinte profissionais dos programas estadual e municipal de DST/Aids, entre eles enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório e administrativos, comporão a equipe de testagem. No ano passado a atividade foi realizada no Conjunto Nacional e contabilizou 800 testes.
O diagnóstico precoce do HIV é extremamente importante para garantir a qualidade de vida dos portadores do HIV/Aids. Dados da vigilância epidemiológica do Estado indicam que 50% dos óbitos decorrentes da aids estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.
Os óbitos por aids no Estado de São Paulo tiveram uma redução entre os anos de 1995 e 2008, de 22 casos por 100 mil habitantes para 8. Apesar dos indicadores serem positivos, eles continuam num patamar muito alto, principalmente pelo fato destas mortes poderem ser evitadas por meio do diagnóstico precoce da infecção.
Durante as atividades que antecedem a Parada LGBTT, incluindo a testagem gratuita de 31 de maio a 2 de junho e uma feira cultural no Anhangabaú, em 3 de junho, a Coordenação Estadual de DST/Aids distribuirá 16 mil saches de gel lubrificante e 10 mil folderes sobre prevenção às DST/Aids e incentivo à testagem. Trinta técnicos do centro de referência estadual distribuirão insumos de prevenção durante a Parada.
A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde.
Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou residência pode ser obtido por meio do Disque DST/Aids: 0800-16-25-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário