sexta-feira, 28 de maio de 2010

VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE PARA JOVENS ENTRE 10 E 14 ANO COMEÇA NESTE SÁBADO...

FONTE: Thiago Pereira, TRIBUNA DA BAHIA.

Começa neste sábado (29) a campanha de vacinação contra a meningite meningocócica tipo C para jovens com idade entre 10 e 14 anos. A imunização será destinada apenas à população de Salvador, que terá à disposição, até domingo (30), 49 postos de vacinação, funcionando das 9h às 17h.
Com a aplicação das vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) espera reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica pelo sorogrupo C. Os jovens estão entre os grupos de idades mais afetados pela doença em Salvador. A meta inicial deste final de semana é a de imunizar cerca de 240 mil pessoas.
A vacinação dos jovens de 15 a 19 anos, que estava programada para ser realizada nos mesmos dias, teve a ação remarcada para os dias 12 e 13 de junho. A medida foi adotada para facilitar o acesso do público aos postos, melhorar a operacionalização da campanha, evitando a formação de longas filas e trazendo maior conforto à população.
Para a população de 20 a 24 anos, ainda não foi definida a data para a vacinação.
32 MORTES.
A Sesab confirmou a ocorrência de 104 casos de meningite meningocócica e 32 mortes provocadas pela doença este ano. Comparado ao mesmo período de 2009, houve um aumento de 25% no número de casos, fato que, segundo a Sesab, pode ser atribuído ao aumento das notificações da doença em Salvador.
A faixa etária de maior incidência e letalidade em 2009 foi a de menores de cinco anos. No entanto, com a campanha de vacinação para crianças, iniciada em fevereiro deste ano, houve um deslocamento da faixa etária de maior incidência para 10 a 14 anos e maior letalidade para a faixa de 20 a 24 anos (53%).
Segundo a Sesab, 27 municípios registraram a doença este ano. Salvador é a cidade com maior incidência. A capital baiana notificou este ano 72 casos de meningite meningocócica e 25 mortes, um incremento de 38% em comparação ao mesmo período de 2009. O Distrito Sanitário com maior incidência da doença este ano foi o de São Caetano/Valéria. Já o de maior letalidade foi o da Barra/Rio Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário