quinta-feira, 17 de junho de 2010

APOSENTADOS SÓ VÃO RECEBER 1,58%...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

O presidente Luiz Inácio da Silva acabou concedendo o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas que ganham valores acima de um salário mínimo, em vigor a partir de agosto. No entanto, o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia, Gilson Costa, alerta a categoria de que “não vamos receber isto agora. O que vamos receber é a diferença entre o reajuste de 6,14%, concedido em janeiro, e de 7,72, liberado agora que vai dar 1,58%, retroativo ao início do ano”.
Em janeiro, a categoria teve um reajuste de 6,14% , referente a 2010, embora tenha lutado para que se equiparasse com o do salário mínimo que é de 9,99%. No impasse, foi votado na Câmara e no Senado, um novo percentual de 7,7%, mas faltava a aprovação do presidente Lula. Com a aprovação, a categoria tem direito à diferença relativa ao aumento de janeiro, 6,14%.
Mas o dirigente deixa bem claro que “esta não é nossa luta, ainda queremos o mesmo índice concedido para o salário mínimo que é de 9,99 porque desta forma ainda continuamos com nossas perdas, vai chegar um ponto que quem recebe cinco salários estará limitado a um ou dois salários mínimos”, desabafa.
Costa afirma que não consegue entender este tratamento para com os aposentados já que outras categorias têm reajuste e “por que nós não podemos ter igual?”, indaga. Uma das razões para ele conclamar não só os aposentados como todos os trabalhadores para entrar nesta luta e também na do fim do fator previdenciário (fórmula que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida).
“Nesta luta devem se engajar todos que ainda estão trabalhando porque serão os aposentados de amanhã e devem lutar desde já para que não vivam neste contexto que estamos vivendo. Nós estamos lutando por um direito que é nosso, não é admissível que a pessoa se aposente com 10 salários e chega ao ponto de ganhar dois, conforme o tempo vai passando, reduzindo cada vez mais”.
Para o aposentado a solução seria o reajuste conforme o concedido para o salário mínimo, desta forma a categoria não teria perdas. Ele lembra da Constituição Brasileira, onde consta que ninguém pode ter redução no salário e que o projeto de lei, 01/2007 do senador Paulo Paim, que prevê este reajuste “ficou para trás no Congresso, embora não tenha sido rejeitado”, reclama.
IDOSOS SE MOBILIZAM CONTRA VIOLÊNCIA.
O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006, cujo objetivo dessa data é despertar nas pessoas conscientização contra a violência em pessoa idosa.
Devido ao jogo do Brasil, na terça-feira, a data vai ser comemorada hoje, em Salvador, promovida pela Associação do Conselho Estadual do Idoso e do Conselho Municipal, Defensoria do Idoso, Ministério Público, Delegacia Especial do Idoso(Deati) e vários órgãos.
A programação consta de manifestação na Praça da Piedade, a partir das 8h30, com reunião pública e ampliada dos conselhos municipal e estadual do idoso, panfletagem, apresentação da Bandinha de Forró e atendimento do Núcleo de Direitos Humanos ( Nudh), às 10 horas caminhada para a Praça Municipal e 10h30 seção especial na Câmara dos vereadores.
Para o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Bahia, Gilson Costa, é importante a participação de todos neste evento. De acordo com o aposentado “ lá as pessoas podem registrar suas queixas, dar depoimentos a respeito do assunto e depois iremos para a sessão solene na Câmara”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário