FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.
A comodidade de fazer compras o menos possível faz com que muitas donas de casa utilizem os produtos congelados, que podem permanecer dias ou, até mesmo, meses no freezer. Será que o produto mantém a mesma qualidade ? É a pergunta que outras donas de casas que não usam congelados fazem e não se convencem da eficácia do método. Mas a nutricionista Cristina Passos afirma que os congelados mantêm a qualidade desde que sejam obedecidas as regras expostas pela indústria de congelamento.
“Primeiro tem que se observar o local onde se vai comprar o produto, a higienização, as vasilhas, os sacos apropriados. E verificar qual a orientação da indústria que vem escrita no produto: a que temperatura deve ser conservada, e olhar se o estabelecimento mantém esta temperatura exigida pela indústria”, alertou a nutricionista.
Passos explicou que uma das coisas fundamentais para as donas de casa terem em mente: quando se congela o cru, este tem perdas maiores de nutrientes e quando não é industrializado as perdas são maiores ainda. Por isto a responsabilidade de manter o local com a temperatura exigida pelo fabricante é da casa comercial onde se adquire o produto.
Ela chama a atenção para os consumidores não entrarem naquela onda, que ocorre frequentemente nos mercados e supermercados, de anúncios de produtos como frangos e peixes resfriados com preços mais acessíveis. Deve ser observado se não se trata de produto congelado que descongelou.
“Mesmo barato não pegue, o risco de uma infecção é grande porque um produto que é congelado a uma temperatura x no momento que descongela deve ser usado de imediato e não ficar como produto resfriado”, observou.
Por isto ela adverte também quem compra o produto congelado, quando descongelado deve ser utilizado todo. “A não ser que a pessoa compre, por exemplo, uma carne fresca, divida em partes que vai utilizar durante a semana ou meses, e congele as partes. A cada dia pegue uma parte e descongele para cozinhar”, orientou.
Outro produto que deve ser adquirido congelado e jamais de outra forma são as polpas de frutas porque perdem rapidamente a qualidade quando descongeladas. Em relação às carnes, aves e peixes a dica é a observação do selo do Ministério da Agricultura, a data e a temperatura que deve ser mantida.
Entretanto há donas de casa que não suportam congelados, nestes casos para saber se o produto é mesmo fresco, não foi congelado antes, e por ganância de comerciantes está exposto desta forma. “Deve se observar a textura, visualizar a cor, principalmente da carne , e o selo de inspeção do ministério, e procurar açougues de confiança onde há muita rotatividade nas vendas”, afirmou a nutricionista.
ALIMENTOS COZIDOS.
É muito comum pessoas que moram só, famílias reduzidas, ou que não têm tempo no dia a dia para a cozinha, congelar alimentos como pratos típicos feijoadas, dobradinhas, cozidos, sarapatel, moqueca de peixe, enfim pratos que levam um certo tempo para serem confeccionados. Neste caso, a nutricionista garante que deve ser também observado o tempo entre o final do cozimento e a colocação no freezer.
É muito comum pessoas que moram só, famílias reduzidas, ou que não têm tempo no dia a dia para a cozinha, congelar alimentos como pratos típicos feijoadas, dobradinhas, cozidos, sarapatel, moqueca de peixe, enfim pratos que levam um certo tempo para serem confeccionados. Neste caso, a nutricionista garante que deve ser também observado o tempo entre o final do cozimento e a colocação no freezer.
“Não se pode deixar esfriar nem ficar muito morno para evitar contaminação de bactérias que gostam desta temperatura. O ideal é depois de cozido se esperar 15 minutos e colocar nos plásticos especializados, bem tampados e levar ao congelador. Importante saber que no momento que for utilizar e descongelar tem que se usar todo, não pode descongelar uma parte e a outra ir para a geladeira porque perde os nutrientes e ainda pode fazer mal”, advertiu Cristina Passos.
Outra observação importante, feita pela nutricionista, para este tipo de procedimento, em se tratando de alimentos cozidos deve se ter cuidado no manipular, preparo e no armazenamento, seguindo todas as normas de higienização e a utilização de materiais apropriados para o congelamento e depois da conclusão deve se manter o congelador ou freezer fechado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário