FONTE: CORREIO DA BAHIA.
A lei só autoriza que o motociclista leve na garupa crianças a partir de sete anos, mas um projeto que está na Câmara quer aumentar a idade mínima para 11 anos.
É fácil conseguir flagrantes de descumprimento do Código de Trânsito. Imagens foram feitas no Ceará e em Pernambuco. Até bebês são transportados em motos. A infração é gravíssima e o piloto pode perder a habilitação.
Hoje, a lei só autoriza que o motociclista leve na garupa crianças a partir de sete anos, mas um projeto que está na Câmara quer aumentar a idade mínima para 11 anos.
Segundo David Duarte, professor da Universidade de Brasília especializado em segurança no trânsito, todo ano, de 7 a 8 mil crianças se ferem em acidentes com moto. Os riscos aumentam quando elas não têm capacete ou usam um de adulto, e também quando ficam com as pernas balançando, sem apoio.
"A criança, sentada no banco, não consegue muitas vezes alcançar o estribo. Isso prejudica muito o equilíbrio da criança e a torna ainda mais vulnerável no caso de uma curva ou de uma situação de uma manobra brusca, por exemplo", diz Duarte.
Na periferia de Brasília, muitas crianças voltam para casa de moto. O açougueiro Aníbal Ferreira não acha que a motocicleta é um transporte seguro para crianças, e sequer para adultos, mas transporta o sobrinho porque "não há outro jeito".
Reivaldo Alves, presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Distrito Federal, contra a medida, e do deputado Júlio Delgado, do PSB-MG, se manifestaram ao G1 como favoráveis à alteração do código.
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