quinta-feira, 24 de maio de 2012

GLAUCOMA PROVOCA CEGUEIRA...




FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.

Estimativas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o crescimento de portadores de glaucoma de 60 milhões para 80 milhões de pessoas na próxima década no mundo. No Brasil, cerca de 2% da população é portadora e, em muitos casos, desconhecem e não tratam.

A doença já atingiu aproximadamente um milhão de brasileiros. Na Bahia estima-se que 100 mil podem ter glaucoma. Dados da OMS mostra que o glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico e responsável por 13% da cegueira. Por ser uma doença silenciosa, na maioria das vezes, evolui sem apresentar nenhum sintoma. Apesar da expectativa sombria, o tratamento para o glaucoma evoluiu bastante nos últimos anos.

A oftalmologista especialista em glaucoma, Hanna Flávia Gomes, conta que a maior parte dos portadores de glaucoma necessita de tratamentos simplificados. “Com a evolução da indústria farmacêutica nessa área, hoje muitos pacientes conseguem controlar a pressão intraocular apenas com a utilização de colírios, sem submeterem-se a procedimentos invasivos”.

O glaucoma, ou neuropatia óptica glaucomatosa, é resultado do dano no nervo óptico determinado principalmente pela pressão intraocular inadequada. Os diversos tipos de glaucoma representam a segunda maior causa de cegueira no mundo, sendo a maior nos casos de perda irreversível de visão. Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 2% da população brasileira é portadora de glaucoma, atualmente.

O glaucoma de ângulo aberto, o mais comum, ocorre quando a capacidade de produção de humor aquoso (líquido presente no interior do olho) é superior à habilidade de absorção. “Esse fenômeno aumenta o volume de líquido presente no olho e, por consequência, eleva a pressão intraocular. Esse tipo de glaucoma só apresenta sinais percebidos pelo portador depois de uma perda irreversível de 40 a 50% da estrutura do nervo óptico, já que ele passa a sentir a diminuição do campo de visão”, explica a Hanna Flávia.

Já o glaucoma de ângulo fechado, ou agudo, ocorre quando a produção de humor aquoso no interior do olho é normal, mas o globo ocular não consegue absorver adequadamente o líquido. “A dor nos olhos é intensa, ocorre embaçamento visual, há visualização de halos coloridos em volta das luzes, vermelhidão ocular, dor de cabeça, náuseas e vômito”, explica a oftalmologista.

Tratamento – “O glaucoma não tem cura, tem controle”, alerta a especialista Hanna Flávia. Esperar pelos sintomas da lesão visual é alto risco. Os tratamentos seguem uma linha de indicações. “Começamos pelo tratamento clínico, a base de colírios e medicamentos. Se a pessoa não se adaptar ao método ou se não houver progresso, o tratamento passa a ser aplicações a base de laser. Se esse último também não surtir o efeito esperado, então as cirurgias são consideradas”, esclarece.

A abordagem clínica, onde a utilização de colírios antiglaucomatosos e medicações orais são indicados, registrou uma grande evolução. O controle da pressão intraocular, com a utilização correta dos medicamentos (colírios) do glaucoma é suficiente na maior parte dos casos. A especialista constata que “a resposta dos medicamentos evoluiu tanto que inclusive os casos que seriam cirúrgicos estamos conseguindo controlar com aplicação de colírios”.

Segundo observa Hanna Flávia as pessoas portadoras de glaucoma devem ficar atentas à utilização correta dos colírios. “Não pode pingar os colírios em quantidade maior do que a indicada pelo médico, pois o remédio deixa de fazer o efeito desejado e passa a estimular o aumento da pressão intraocular, revertendo o resultado e piorando o quadro de glaucoma”, adverte.

APLICAÇÃO DE LASER E CIRURGIA.

Iridotomia e trabeculoplastia são os procedimentos a laser para tratar glaucoma que não necessitam de incisões no olho. A iridotomia é indicada para portadores de glaucoma de ângulo fechado.

O procedimento consiste na aplicação de laser na íris para evitar crises agudas de glaucoma. O tratamento é preventivo e definitivo. Já a trabeculoplastia é indicada para pacientes com glaucoma de ângulo aberto e consiste na aplicação de laser de argônio para alargar as malhas que absorvem os líquidos produzidos no interior do olho, esclarece a médica.

Quanto aos procedimentos cirúrgicos, a trabeculectomia é a técnica mais utilizada e pode ser aplicada a qualquer tipo de glaucoma. Hanna explica que se trata da retirada de um fragmento da malha que fica na parte superior do olho para permitir melhor absorção dos líquidos produzidos no globo ocular.

Já a esclerotomia profunda não penetrante é uma técnica utilizada apenas em pessoas com glaucoma de ângulo aberto. “A cirurgia gera o alargamento do canal de Schelem, responsável pela drenagem do líquido do interior do olho, permitindo melhor absorção desse líquido”, diz Hanna Flávia.

A principal vantagem dessa cirurgia é o pós-operatório com uma recuperação mais rápida, sem riscos de diminuição brusca da pressão intraocular e da acuidade visual, completa.

A médica lembra que quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menores serão os danos relacionados à perda de visão e mais fácil o controle da doença.

Hanna Flávia assinala que “o empenho dos portadores de glaucoma é fundamental para o sucesso do tratamento. O acompanhamento de um oftalmologista e o uso regular de colírios é essencial para que se consiga manter a qualidade da visão pelo maior tempo possível”.

RECOMENDAÇÕES.

* Consulte com regularidade o oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o controle da doença;
* Não se descuide da adesão ao tratamento. Muitas pessoas deixam de seguir as recomendações do médico, primeiro pela ausência de sintomas, depois, porque os medicamentos são muito caros. Esse descuido pode ter graves consequências. Em Salvador, os medicamentos para quem tem glaucoma pode ser encontrados em dois locais:

Oftalmodiagnose

Avenida Ademar de Barros, 422 - Ondina - Salvador - Ba

Telefone: 3183.8000

Hospital São Jorge / PAN de ROMA

São distribuídas as cinco marcas de colírio - Xalatan, Travatan, Tartarato de brimonidina, maleato de Timolol e Cosopt - no antigo PAM Roma, atual Hospital São Jorge, na Cidade Baixa.

Centro de Referência Estadual para Assistência Oftalmológica - CREOFT

Endereço: Hosp. São Jorge - Rua Barão de Cotegipe, nº1153, sl.315 - Largo de Roma – Salvador Bahia

Telefone: (71) 3314-6742

*** SESAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário