quarta-feira, 23 de maio de 2012

INSS REDUZ JURO DO EMPRÉSTIMO CONSIGNAÇÃO PARA APOSENTADOS...




FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.

O Conselho Nacional de Previdência Social definiu as novas taxas máximas cobradas no crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

De acordo com o Ministério da Previdência, o valor máximo que pode ser cobrado pelos bancos caiu de de 2,34% para 2,14% na modalidade de empréstimo pessoal, com desconto direto no benefício. A taxa já inclui o custo efetivo total da operação.

A Folha antecipou, em abril, que o governo estava mirando a redução nessa modalidade de crédito.

Atualmente, 38 institutições financeiras oferecem o consignado.

No caso dos empréstimos consignados por meio de cartão de crédito, as taxas caíram de 3,36% de juros para 3,06%.

"Isso é apenas uma primeira medida, discutida com o Banco Central. Poderemos adotar outras", afirmou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

As novas taxas devem entrar em vigor quando a portaria com as novas taxas for publicada, o que deve ocorrer ainda nesta semana.

A Previdência informou ainda que outras medidas estão sendo estudadas, como agilidade na devolução de cobranças indevidas em caso de irregularidade no empréstimo, atenção especial a segurados que são frequentemente alvo de fraudes, aperfeiçoamento do sistema de comunicação de irregularidades e ampliação das campanhas sobre como evitar fraudes.

Também foi alvo da reunião de hoje a regulamentação dos intermediários que oferecem o crédito aos segurados, conhecidos como "pastinhas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário