quarta-feira, 11 de julho de 2012

ANS SUSPENDE A COMERCIALIZAÇÃO DE 268 PLANOS DE SAÚDE...




FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou ontem a suspensão da comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras, conforme antecipou na semana passada a coluna Mercado Aberto.

A medida, que entra em vigor a partir da próxima sexta-feira (13), é uma punição pelo descumprimento dos prazos máximos de atendimento que entraram em vigor em dezembro de 2011. No total, os planos que tiveram a comercialização suspensa atendem cerca de 7% dos beneficiários de planos de saúde no país, o que equivale a cerca de 3,5 milhões de pessoas. A reportagem é da Folha.

De acordo com o presidente da ANS, Maurício Ceschin, os clientes atuais não serão prejudicados. "Pelo contrário, o que se quer com a medida é melhorar o atendimento dessas pessoas, já que a suspensão dará tempo para as empresas adequarem sua rede de atendimento", disse.

Ele explicou ainda que, caso a empresa insista na comercialização do plano, será aplicada multa de R$ 250 mil. Além disso, poderão ser adotadas medidas administrativas adicionais, como a instalação de um regime de direção técnica, em que uma pessoa nomeada pela ANS passa a acompanhar a gestão do plano. Em casos extremos, também pode ocorrer a alienação da carteira de clientes e o fechamento do plano.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a suspensão da comercialização terá um "caráter pedagógico" não apenas para as operadoras afetadas, mas para todo o mercado. "O objetivo é que a medida crie um padrão de qualidade de atendimento", disse.

DENÚNCIAS - O ministro ressaltou ainda que a punição dos planos só foi possível devido à participação da sociedade, que denunciou o descumprimento dos prazos das operadoras. Nos três primeiros meses de vigência da norma, a ANS recebeu 1.981 reclamações. No trimestre seguinte, foram 4.682.

A partir da quantidade de reclamações, a ANS separou as operadoras por grupos de notas. Foram suspensos os que receberam a pior nota nas duas avaliações.

Todos os planos terão sua performance avaliada novamente daqui a três meses. Só terão a comercialização liberada aqueles que apresentarem melhora na nota atribuída a partir das reclamações.

OPERADORAS NA MIRA.
As operadoras de saúde Green Line Sistema de Saúde S.A e Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico foram as que tiveram o maior número de planos suspensos. No primeiro caso, foram 36 planos; no segundo, 35. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre os produtos afetados há planos empresarias, individuais e por adesão. Confira as operadoras com planos suspensos:

Admedico Administração de Serviços Médicos a Empresa

Administradora Brasileira de Assistência Médica

ASL - Assistência a Saúde

Assistência Médico Hospitalar São Lucas

Beneplan Plano de Saúde

Casa de Saúde São Bernardo

Centro Clínico Gaúcho

Centro Transmontano de São Paulo

Excelsior Med

Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Fundação Waldemar Barnsley Pessoa

Green Line Sistema de Saúde

Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro

HBC Saúde

Memorial Saúde

Nossa Saúde - Operadora Planos Privados de Assistência à Saúde

Operadora Ideal Saúde

Porto Alegre Clínicas S/S

Prevent Senior Private Operadora de Saúde

Real Saúde LTDA

Recife Meridional Assistência Médica

Samp Espírito Santo Assistência Médica

São Francisco Assistência Médica

São Francisco Sistemas de Saúde Sociedade Empresária

Saúde Medicol

SEISA Serviços Integrados de Saúde

SMS Assistência Médica

Social - Sociedade Assistencial e Cultural

SOSAÚDE Assistência Médico Hospitalar

Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico

Unimed Fed. Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins

Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico

Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico

Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico

Universal Saúde Assistência Médica

Vida Saudável

Viva Planos de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário