sábado, 21 de julho de 2012

AUMENTO DO PÃO NÃO SERÁ IMEDIATAMENTE...


FONTE: Sergio Toniello Filho REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

“É só uma especulação, acredito que o preço do pão continuará o mesmo por enquanto.”. A afirmação do ex-presidente do Sindicato dos Panificadores da Bahia (Sindipan), Mário Pithon, que em entrevista à Tribuna disse ser apenas cogitações as notícias de que o valor do pão francês deverá subir 5%.

Além do pão francês, o pão de forma poderá ter 6% de aumento e o macarrão industrializado, 4%.

“Esses valores se referem mais ao sul do país. O aumento da farinha de trigo é justamente para obrigar as panificadoras a aumentarem o preço do pão. Entretanto, não vamos aumentar o preço do pão.”, explicou Pithon.

Tribuna divulgou ainda ontem que por conta da alta do Dólar, muitos produtos utilizados no Brasil vão sofrer reajustes. E um deles é a farinha de trigo, ingrediente principal do pão frânces. Com isso, o café da manhã pode ficar mais caro. E isso já começa a preocupar alguns consumidores.

É o caso do mestre de obras Augusto Cerqueira que compra pelo menos cinco pães todos os dias pela manhã. “Os preços das comidas estão encarecendo cada vez mais. Uma hora é o açúcar, outra hora é o feijão. Agora é o pão, um dos meus alimentos preferidos. Espero que o aumento não ocorra.”, disse Cerqueira.

Para o gerente da panificadora Deli & Cia Salvador, Roberto Bruno, o consumidor não precisa se preocupar, porque o aumento não vai acontecer imediatamente. “O preço da farinha de trigo não aumentou muito. Um saco com 50 kg estava custando R$ 76 quando o dólar estava a 1,89, agora está um pouco mais caro, mas ainda quase o mesmo preço.

O último aumento que foi registrado em setembro de 2010, já são quase dois anos. O pão encareceu por conta de reajustes de insumos que para nós são quase matérias-primas, como o gás, água, energia elétrica, além do açúcar.”, explicou.

De acordo com economistas, o Brasil importa 50% do trigo para suprir o mercado interno. Neste ano, o país teve uma redução no cultivo em torno de 17%. Com isso, mais as oscilações do Dólar, acabou ocasionando o aumento da farinha de trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário