quinta-feira, 12 de julho de 2012

EXAMES DO OLHOS DEVEM SER REGULARES...

FONTE: Thiago Pereira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Com o objetivo de contribuir para a prevenção de doenças causadoras da cegueira, o serviço de oftalmologia do Hospital Português, localizado no bairro da Barra, disponibilizou ontem, dia mundial da saúde ocular, a realização gratuita de exames como os testes de risco, de pressão ocular e de fundo de olho, procedimentos fundamentais para o diagnóstico da catarata, do glaucoma, da retinopatia diabética e da degeneração macular relacionada à idade.

Realizada em parceria com a Oftalmodiagnose, a ação tinha expectativa inicial de atender cerca de 150 pacientes. No entanto, só pela manhã, aproximadamente 200 pessoas compareceram às dependências do hospital para receber atendimento oftalmológico.

Para o aposentado Elói Ferreira, de 64 anos, a consulta revelou um problema que, se não for tratado logo, pode levar à cegueira. “Fui diagnosticado com suspeita de um glaucoma em estágio inicial. É assustador, já que fiz o exame no ano passado e não deu nada. Pelo menos a doença está no início, dá para tratar”, afirmou.

O comerciante Edmundo dos Santos, 60, foi outro que deixou o Hospital Português com suspeita de glaucoma, doença que atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil.

“Não tenho ninguém na minha família com esse problema e por isso nunca achei que teria. Recebi esse diagnóstico e agora preciso fazer alguns exames mais elaborados. Se for confirmado, vou fazer de tudo para não ficar cego. Não quero perder minha visão”, disse.

Uma das coordenadoras da ação e oftalmologista do Hospital Português, a médica Claudia Galvão, destacou que, além de examinar pacientes, o mutirão também teve como finalidade orientar a população da importância de consultas periódicas com o oftalmologista. “É acima de tudo uma ação educacional.

No dia mundial da saúde ocular, estamos alertando as pessoas que muitos casos de cegueira ainda ocorrem por desinformação.

Hoje a medicina está muito avançada, a rede pública dispõe de médicos e não há desculpas para não consultar um médico regularmente e prevenir a ocorrência de doenças como a catarata ou o glaucoma”, alertou a especialista.

A recomendação, segundo a médica, é que principalmente pessoas com mais de 40 anos façam exames anualmente para garantir que não há problemas com a visão.

“As pessoas podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para saber qual a clínica mais perto de casa para fazer os exames. A prevenção ainda é o melhor remédio para evitar a cegueira”, concluiu.

DIAGNÓSTICO PRECOCE É FUNDAMENTAL.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 180 milhões em todo o mundo apresentam alguma deficiência visual. No Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o número estimado de cegos é de quatro milhões.

A catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e os traumas oculares são apontados como principais causas da cegueira evitável no país. A estimativa é de que em mais de 80% dos casos a deficiência poderia ser evitada por meio de acompanhamento periódico com o oftalmologista, hábito que deve ser adotado em todas as idades.

“O diagnóstico precoce e o tratamento preciso são fundamentais para evitar a ocorrência de danos permanentes à visão. Muitas vezes os sintomas das doenças que podem provocar a cegueira são silenciosos, lentos e progressivos. Por isso é muito importante consultar o médico periodicamente”, pontuou a médica Claudia Galvão.

Glaucoma – Causado pela pressão intraocular e lesão no nervo ótico, o glaucoma é uma doença incurável que se não for tratada adequadamente pode levar à cegueira. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular.

O glaucoma atinge principalmente pessoas com idade avançada, negros, com hipertensão, diabetes, fortes enxaquecas, míopes ou aqueles que possuem parentes com a doença.

Para diagnosticar o glaucoma, o oftalmologista aplica uma gota de colírio em cada olho do paciente e utiliza um tonômetro (aparelho usado para realizar o procedimento) para medir a pressão intra-ocular.

O procedimento é simples e indolor. O tratamento para as pessoas que possuem glaucoma é feito com colírios específicos. O Ministério da Saúde oferece gratuitamente a consulta, reavaliação e medicamento para combater a doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário