FONTE: Ana Sachs, do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).
Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.
Alimentos que devem ser evitados no calor.
• Doces, balas e açúcar refinado, pois o corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;
• Alimentos ricos em gordura, pois além de seu alto teor calórico, que contribui para o ganho de peso, são de difícil digestão. Aliados ao calor, podem causar desconfortos como diarreia;
• Sal, já que o consumo exagerado de sódio está relacionado ao aumento da pressão arterial e à retenção de líquidos. Ervas aromáticas, alho e cebola são bons substitutos;
• Bebidas com gás, como refrigerantes, águas e sucos industrializados, uma vez que são fontes de sódio. As melhores opções são os sucos de frutas frescas.
• Fonte: Natália Dourado, nutricionista da e3 Nutrição & Marketing
"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.
Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.
A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão. No álbum você encontra também dicas de receita com o alimento, fornecidas pela nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium Consultoria. São pratos, sucos e sobremesas bem leves e refrescantes, exatamente como essa época do ano precisa.
1 – ÁGUA DE COCO: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes. RECEITA: Suco de água de coco com frutas tropicais - meia fatia de kiwi, uma fatia de melão, uma fatia de abacaxi e 250 ml de água de coco. Bata tudo no liquidificador e acrescente gelo.
2 - PEPINO: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. RECEITA: Sandubinhas de pepino - dez fatias de pão de forma integral sem casca, uma xícara de maionese light, dois pepinos japonês ralados e uma xícara de alho poró picado. Espalhe cinco fatias de pão em uma forma, misture em uma tigela o pepino, maionese e alho poró. Passe generosamente nas fatias de pão e cubra com as cinco restantes. Corte os lanches em quatro pedaços e sirva.
3 - ABOBRINHA: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado. RECEITA: Bruschetta de abobrinha - uma abobrinha ralada, dois dentes de alho amassados, uma colher de sopa de azeitonas pretas picadas, uma colher de chá de orégano, um pão italiano cortado em fatias de 1 cm de espessura, 100 g de queijo minas picadinho, uma colher de café de sal e azeite. Refogue o alho e a abobrinha no azeite. Adicione as azeitonas e o orégano. Tempere com sal e acrescente o queijo minas. Retire do fogo e coloque sobre as fatias de pão italiano. Leve ao forno por dez minutos para gratinas e sirva.
4 - ESPINAFRE: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado. RECEITA: Molho de espinafre para aperitivos - 300 g de espinafre cozido e picado, meia xícara de maionese light, uma xícara de salsinha picada, um dente de alho, meia cebola, uma colher de café de sal e meia colher de chá de pimenta. Bata todos os ingredientes no processador. Coloque em uma tigelinha e sirva com torradinhas e palitos de cenoura.
5 - TOMATE: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante. RECEITA: Antepasto de tomate recheado com ricota - dez tomates cereja, quatro colheres de sopa de ricota amassada, duas colheres de sopa de orégano e salsinha, uma colher de sopa de suco de limão, meia colher de café de sal e folhas de manjericão para decorar. Corte o tampo dos tomates e retire metade do miolo. Misture em uma tigela os ingredientes restantes e recheie os tomates. Decore com folhas de manjericão.
6 - MELANCIA: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio. RECEITA: Gelato de Melancia - 500 g de melancia, folhas de hortelã e uma colher de sopa de suco de limão. Bata no liquidificador os ingredientes, coloque em formas de sorvete ou de silicone e leve ao congelador por 3 horas. Retire e espete os palitos.
7 - BRÓCOLIS: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico). RECEITA: Salada de macarrão com brócolis - 500 g de macarrão farfalle cozido, 500 g de brócolis cozidos, cinco dentes de alho triturados e torrados em azeite, manjericão, sal e pimenta. Misture tudo e sirva frio.
8 - MORANGO: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado. RECEITA: Terrine de morango - 30 g de gelatina de morango diet, 400 ml de água, 200 g de iogurte natural desnatado, uma lata de creme de leite sem soro light, uma lata de leite condensado light, 300 g de morango e bolo branco pronto. Prepare a gelatina e espere esfriar. Em seguida, bata-a no liquidificador com o iogurte, o creme de leite e o leite condensado. Acrescente os morangos e bata novamente. Coloque o creme em uma forma de pão de ló forrada com filme plástico e cubra com uma fatia de 2 cm de bolo branco. Leve à geladeira até ficar firme. Desenforme deixando o bolo para baixo, retire o filme plástico com cuidado e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário