domingo, 20 de janeiro de 2013

CONSUMO DE VITAMINA ‘E’ NÃO REDUZ DOR NO JOELHO...


FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).

Cerca de 27 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm osteoartrite, uma doença incurável e com poucos tratamentos eficazes além do controle da dor. Algumas evidências observacionais sugerem que suplementos de vitamina D podem retardar a progressão da doença.

Mas um estudo randomizado de dois anos que usou placebo como controle mostrou que a vitamina D não reduziu a dor no joelho ou restaurou a cartilagem.

Em um artigo publicado no The Journal of the American Medical Association na semana passada, pesquisadores descreveram um estudo com 146 homens e mulheres com uma dolorosa artrite no joelho que foram aleatoriamente designados a tomar suplementos de vitamina D ou placebo. A vitamina D foi dada em quantidades suficientes para elevar os níveis sanguíneos para 36 nanogramas por mililitro, nível considerado suficiente para uma boa saúde.

A dor no joelho diminuiu ligeiramente em ambos os grupos, mas não houve diferença na quantidade de cartilagem perdida, na densidade mineral óssea ou na deterioração das articulações medidas por raios-X e exames de ressonância magnética.

O autor principal, Timothy McAlindon, professor da Universidade Tufts, disse que a ingestão de vitamina D em doses maiores ou por períodos mais longos pode fazer a diferença, mas não demonstra muita esperança.

"Embora houvesse muitas promessas de dados observacionais, não encontramos nenhuma eficácia na vitamina D para a osteoartrite no joelho", disse ele. "Pode haver outras razões para a ingestão de suplementos de vitamina, mas a osteoartrite no joelho não é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário