FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).
Cerca de 27 milhões de pessoas nos Estados Unidos têm osteoartrite, uma doença incurável e com poucos tratamentos eficazes além do controle da dor. Algumas evidências observacionais sugerem que suplementos de vitamina D podem retardar a progressão da doença.
Mas um estudo randomizado de dois anos que usou placebo como controle mostrou que a vitamina D não reduziu a dor no joelho ou restaurou a cartilagem.
Em um artigo publicado no The Journal of the American Medical Association na semana passada, pesquisadores descreveram um estudo com 146 homens e mulheres com uma dolorosa artrite no joelho que foram aleatoriamente designados a tomar suplementos de vitamina D ou placebo. A vitamina D foi dada em quantidades suficientes para elevar os níveis sanguíneos para 36 nanogramas por mililitro, nível considerado suficiente para uma boa saúde.
A dor no joelho diminuiu ligeiramente em ambos os grupos, mas não houve diferença na quantidade de cartilagem perdida, na densidade mineral óssea ou na deterioração das articulações medidas por raios-X e exames de ressonância magnética.
O autor principal, Timothy McAlindon, professor da Universidade Tufts, disse que a ingestão de vitamina D em doses maiores ou por períodos mais longos pode fazer a diferença, mas não demonstra muita esperança.
"Embora houvesse muitas promessas de dados observacionais, não encontramos nenhuma eficácia na vitamina D para a osteoartrite no joelho", disse ele. "Pode haver outras razões para a ingestão de suplementos de vitamina, mas a osteoartrite no joelho não é uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário