sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GRAVIDEZ AOS 50 ANOS: DICAS E CUIDADOS...


FONTE: sentirbem.uol.com.br

    Existe idade certa para ser mãe? Apesar da idade não ser um empecilho para a gravidez, essa dúvida atormenta a vida de muitas mulheres que desejam ter filhos depois dos 45 anos. Cada vez mais elas estão optando pela gravidez tardia, seja por vaidade, estabilidade no relacionamento, motivos profissionais ou financeiros. As mulheres que desejam engravidar aos 50 anos têm chances reais de ter uma gestação saudável e tranquila.

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM-107-997) é importante que a futura mamãe esteja saudável e, de preferência, não seja portadora de doenças mais sérias como cardiopatias, hipertensão arterial e diabetes.

“Após os 40 anos de idade, a maioria das mulheres tem menor probabilidade de engravidar espontaneamente por conta da queda na produção de óvulos, devido a alterações que a maturidade ocasiona no aparelho reprodutivo feminino. Por causa dessas mudanças no corpo muitas mulheres recorrem para tratamentos de fertilidade e conseguem engravidar”, explica o ginecologista.

A chance de uma mulher engravidar naturalmente a partir dos 45 anos é menos de 1%. Os riscos de uma gravidez após os 40 anos aumentam, entre eles estão o abortamento, incidência alta de alterações genéticas, mortalidade materna e fetal, além do desenvolvimento de problemas como pressão alta, diabetes, distúrbios da tireoide durante a gestação, dentre outros.

“Após os 50 anos, os riscos de ter uma criança com necessidades especiais também aumenta, o seu desenvolvimento pode sofrer alterações que não sofreriam com menos idade. As chances de se ter um bebê com alguma má formação é maior numa gestação tardia”, alerta o médico. Porém, mesmo assim, há como se prevenir algumas delas e ter uma gestação relativamente tranquila. Pensamento positivo de que tudo dará certo, é o primeiro passo para o sucesso da sua gestação!

Parto e a saúde do bebê.

Muitas dúvidas em relação ao parto e à saúde do bebê surgem nas gestantes com mais de 50 anos. É necessário que a gestante faça um acompanhamento pré-natal minucioso, sendo fundamental fazer todos os exames solicitados pelo médico.

Exames mais evoluídos de medicina fetal, por exemplo, permitem acompanhar de perto a situação do bebê na barriga da mãe e, se for o caso, intervir antes do nascimento. Esse é um cuidado importante, já que a ocorrência de síndromes genéticas, como a de Down são maiores na gestação tardia.

“Os exames indicados para o pré-natal são fundamentais para o diagnóstico precoce de patologias e identificação de malformações do feto, além da manutenção da saúde da mulher nessa fase”, orienta o ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Em relação ao parto, alguns médios optam pela cesárea devido à ansiedade da mãe, a mulher não suportaria esperar, por exemplo, dozes horas com tranquilidade , encarando um trabalho de parto. Porém, não há nenhuma contraindicação para o parto normal.

Cuidando de você.

Mesmo com o corpo saudável, a mulher deve procurar ajuda médica para iniciar uma série de exames para garantir a sua saúde e do bebê.

As mulheres com mais de 45 anos devem seguir todas as recomendações prescritas pelo médico, como manter uma alimentação saudável, tomar vitaminas e fazer o pré-natal corretamente. Não consumir bebidas alcoólicas e abolir o cigarro durante a gestação.

Conheça algumas dicas para você manter uma gestação tranquila e saudável:
Alimentação.

Uma alimentação leve e equilibrada é fundamental para uma gravidez saudável. Evite sal em excesso e não exagere no tempero para não ter problemas de pressão alta. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Coma três frutas por dia e quatro variedades de verduras de cores diferentes. Prefira carnes magras e opte pelo iogurte desnatado nos lanches da tarde.

Atividades físicas.

O exercício físico melhora a digestão, o apetite, a função cardiovascular e o sono da gestante, além de aumentar a flexibilidade e o tônus muscular. Prefira exercícios leves, como caminhadas e ioga, e não deixe de consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Café.

Corte o cafezinho, a cafeína, substância presente no café, em refrigerantes e outras bebidas, quando ingerida em excesso, reduz o crescimento do bebê.

Balança.

Fique atenta aos ponteiros da balança. Ganhar peso durante a gestação aumenta os riscos de diabetes gestacional e hipertensão arterial.

Pré-natal.

Leve o pré-natal a sério! As consultas de rotina e os exames periódicos são os grandes aliados da gravidez saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário