sábado, 5 de janeiro de 2013

MENOPAUSA FAZ MULHERES FICAREM MAIS ESQUECIDAS, DIZ ESTUDO...


FONTE: , em Washington (noticias.uol.com.br).


  Os problemas cognitivos que afetam muitas mulheres durante seus 40 e 50 anos de idade parecem ser mais agudos no período imediato depois da menopausa, segundo um estudo publicado quinta-feira (03) pela revista "Menopause".

"Durante a transição da menopausa, as mulheres se queixaram por muito tempo de dificuldades cognitivas, por exemplo, para lembrar informações ou para realizar tarefas que eram de rotina", disse Miriam Weber, neuropsicológa do Centro Médico da Universidade de Rochester e autora principal do estudo.

"Esta pesquisa indica que esses problemas não só existem, mas tornam-se mais evidentes nas mulheres no primeiro ano após seu último período menstrual", acrescentou.

O estudo observou 117 mulheres agrupadas em quatro categorias: etapa reprodutiva final (quando a mulher começa a notar mudanças em seu período menstrual), transição adiantada à menopausa, transição final à menopausa e etapa pós-menopausa adiantada.

As participantes realizaram diversos testes para avaliação de suas destrezas cognitivas, os sintomas relacionados com a menopausa como os "desgostos", transtornos de sono, depressão e ansiedade, e uma prova de sangue para determinar seus níveus de estradiol, um indicador dos níveis de estrogênio.

Os pesquisadores observaram que as mulheres na etapa pós-menopausa tinham um desempenho pior nas mediações de aprendizagem verbal, memória verbal e destreza motriz que as mulheres nos outros três períodos.

Sono e depressão.

O estudo encontrou, além disso, que os sintomas comunicados pelas mesmas mulheres como as dificuldades para dormir, a depressão e a ansiedade não estão vinculados necessariamente com problemas de memória.

"Estas conclusões indicam que a deterioração cognitiva durante o período de transição é um processo independente mais do que uma consequência da perda de sono ou a depressão", acrescentou Weber.

"Apesar dos níveuis absolutos de homônio poderem ser vinculados com a função cognitiva, é possível que as oscilações que ocorrem durante esse período desempenhem um pepal nos problemas de memória de muitas mulheres", disse a pesquisadora.

"O mais importante é que dever assegurar para as mulheres que estes problemas são normais e muito provavelmente passageiros", comentou Weber.

1 - A data da primeira menstruação é o que determina a menopausa. MITO: não existe relação entre a menarca (primeira menstruação) e a parada do ciclo. A data da menopausa é determinada, principalmente, por fatores genéticos.

2 - Exercícios ajudam a lidar melhor com o climatério. VERDADE: a atividade física ajuda a melhorar o humor e a disposição, além de prevenir doenças cardíacas e osteoporose e ajudar a manter o peso.

3 - O ideal é que a menopausa ocorra após os 50 anos. MITO: não existe uma idade ideal para que a menopausa chegue, sendo que a partir dos 45 anos é considerada normal. Se ocorrer antes dos 40 anos, no entanto, ela é tida como precoce. "Mulheres com história de câncer ou quimioterapia podem ter sua menopausa adiantada", diz a ginecologista Amanda Volpato Alvarez.

4 - A mulher pode engordar ao utilizar hormônios. MITO: "A terapia hormonal não está relacionada com o ganho de peso, o que se sabe é que com o avançar da idade existe um aumento do índice de massa corporal relacionado com a diminuição dos gastos calóricos e aumento da ingestão calórica", explica a ginecologista Amanda Volpato Alvarez.

5 - Menopausa precoce é quando a mulher entra no climatério entre 30 e 40 anos. VERDADE: a parada da menstruação e a ausência de ciclos ovulatórios abaixo dos 40 anos é considerada precoce. "Muitas vezes é de causa desconhecida, mas pode ter fundo genético ou ser causada por doenças autoimunes, doenças da tireoide e diabetes mellitus", explica a ginecologista Amanda Volpato Alvarez.

6 - Quem tem menopausa precoce pode ter mais doenças na velhice. VERDADE: "A mulher que entra precocemente na menopausa tem um risco aumentado de apresentar doenças cardíacas e osteoporose", afirma Amanda Volpato Alvarez, especialista em medicina reprodutiva do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Assistida).

7 - Existem formas de retardar a menopausa. MITO: não tem como se retardar uma menopausa, já que são principalmente fatores genéticos que determinam o seu início.

8 - É comum a mulher sentir ondas de calor e suar bastante à noite durante a menopausa. VERDADE: "As ondas de calor são resultantes das oscilações hormonais desse período", explica Elizabeth Leão, ginecologista do hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Os sintomas surgem inesperadamente como crises de calor sufocante no tórax, pescoço e face, muitas vezes acompanhadas de rubor no rosto (a temperatura da pele chega a subir cinco graus), sudorese, palpitações e ansiedade.

9 - Pele, unhas e cabelo mudam após a menopausa. VERDADE: quando a menopausa chega, a pele fica mais seca e fina, as unhas se tornam fracas e o cabelo tende a cair. "Essas mudanças, em especial no tônus da pele, é resultado de um processo geral de envelhecimento", explica a ginecologista Elizabeth Leão..

10 - A reposição hormonal ajuda a controlar os sintomas da menopausa. VERDADE: na terapia de reposição hormonal um ou mais estrogênios, usualmente em combinação com progesterona (e algumas vezes com testosterona) são administrados para compensar parcialmente a redução dos níveis destes hormônios no organismo, e com isto minimizar os sintomas causados pela diminuição dos mesmos. "Até o início dos anos 2000, era normal fazer a reposição. Mas um estudo americano divulgado na época gerou um pânico nas mulheres, mas quem não teve alguma doença maligna, como câncer de mama, pode fazer o tratamento", diz a ginecologista Elizabeth Leão. De acordo com ela, sintomas como as "ondas de calor", diminuição de libido, depressão e insônia podem ser amenizadas com a reposição hormonal.

11 - A mulher fica com a vagina mais seca após a menopausa. VERDADE: a falta de estrogênio leva à secura vaginal, que pode ser tratada com cremes vaginais com hormônios, em mulheres que não tenham contraindicação para o uso dos mesmos.

12 - A reposição de cálcio é importante para evitar problemas ósseos após a menopausa. VERDADE: a reposição na menopausa de cálcio e vitamina D ajuda na prevenção de fraturas e da osteoporose. "Mas a melhor maneira de se prevenir este tipo de problema na velhice é ter uma alimentação rica em cálcio na infância, o que garantirá uma boa massa óssea no futuro", diz Amanda Volpato Alvarez, especialista em medicina reprodutiva do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Assistida).

13 - Após a menopausa, a mulher não engravida mais. PARCIALMENTE VERDADE: a mulher não engravida mais de forma natural após a menopausa, mas por meio de tratamentos como a reprodução assistida é possível uma gravidez após o climatério. "Com a utilização de óvulos de doadoras é possível, já que a mulher na menopausa não tem mais óvulos, mas o útero pode ser preparado e receber uma gestação sem problemas", explica Amanda Volpato Alvarez, especialista em medicina reprodutiva do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Assistida). "Não existe limite de idade, pois cada pessoa é cada pessoa. O médico sempre tem de ser criterioso e ver aquelas que podem, quais os riscos, se tem outras doenças, problemas cardíacos, pois uma gravidez aos 45 anos é diferente de uma aos 25", completa a ginecologista Elizabeth Leão.

14 - Insônia, depressão e ansiedade são comuns na menopausa. VERDADE: são sintomas muito frequentes, principalmente no climatério. "A mulher já tem algum componente que pode levar à depressão e quando chega a menopausa e seus sintomas, acaba fechando esse quadro depressivo. Já a insônia está ligada às ondas de calor, que causam problemas para dormir", diz a ginecologista Elizabeth Leão..

15 - Após a menopausa, corre-se mais risco de desenvolver doenças. VERDADE: mulheres pós-menopausa têm risco aumentado para doenças cardiovasculares e osteoporose. "Pode haver aumento da probabilidade da perda do tônus da musculatura perineal (que segura os órgãos pélvicos). Isso acontece gradativamente durante a vida, mas pode se acelerar após a menopausa", explica a ginecologista Elizabeth Leão.

16 - Todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. MITO: a reposição hormonal é indicada apenas para as mulheres que tenham os sintomas da menopausa, como as "ondas de calor", e que não tenham contraindicações, como histórico de câncer de mama, doenças coronarianas e doenças tromboembólicas.

17 - A menopausa causa diminuição da libido. VERDADE: com a menopausa, há uma redução dos hormôniosfemininos (estrogênio) e também dos hormônios masculinos (testosterona) que estão relacionados com o libido na mulher. "Ela pode causar, mas não é toda mulher que tem. A diminuição é discreta e não chega a ser esse fantasma", diz a ginecologista Elizabeth Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário