terça-feira, 5 de março de 2013

PRODUTO À BASE DE CASACA DE LARANJA DOCE PROMETE DIMINUIR ESTRESSE E DOR...


FONTE: Cármen Guaresemin, do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


A laranja é conhecida por ser uma fruta rica vitamina C, cálcio, betacaroteno e potássio. Recentemente, cientistas do laboratório francês Bio Serae criaram o Serenzo, um nutracêutico (alimento com a capacidade comprovada de proporcionar benefícios à saúde) obtido a partir da casca da espécie Citrus sinensis, a famosa laranja doce.

Os estudos feitos pelos franceses confirmaram alta concentração de polifenóis, importante antioxidante, na casca da fruta, o que traria, entre outros benefícios, redução do estresse. O professor de nutrocosmetologia Maurício Pupo, consultor técnico da Almaderma, afirma que a pesquisa, realizada em 2009, contou com 20 pessoas que se consideravam estressadas.

Elas tomaram meio grama (500 ml) da substância e, em um questionário respondido após as três horas da ingestão, disseram se sentir menos nervosas, com mais vontade de executar atividades de forma espontânea, com menos dores e sentindo-se mais curiosas. "Nessas pessoas, o estresse foi reduzido em 67% e a dor, em 50%. Elas ainda tiveram o humor significativamente melhorado", conta Pupo.

Ele acrescenta que, segundo os cientistas, a sensação de bem-estar foi tão grande que os participantes da pesquisa afirmaram que tiveram sua curiosidade aumentada em 144% e a execução de atividades espontâneas aumentada em 37%: "Então, além de reduzir o estresse, este nutracêutico ainda ajuda a combater alguns sinais da depressão. Ele também é recomendado para pessoas acima do peso que tenham compulsão por comida".

Farmácias de manipulação.

Segundo Pupo, em todos os casos, o ideal é tomar uma cápsula do produto quando se sentir nervoso ou, então, sempre num determinado horário do dia. Por enquanto, o Serenzo é encontrado apenas em farmácias de manipulação, receitado por médicos, nutrólogos e nutricionistas. A intenção é que em pouco tempo chegue às drogarias.

A nutricionista Luciana Harfenist, especialista em nutrição funcional, lembra que o estado inflamatório aumenta e modifica padrões não apenas fisiológicos, mas também psicológicos e comportamentais: "O homem moderno libera cortisol e adrenalina o tempo todo. Seja numa discussão de trânsito ou na fila de banco. E o Serenzo promete regular isso estimulando substâncias anti-inflamatórias".

Novidade promissora.

Ela considera o Serenzo uma novidade promissora. "É uma nova substância que pretende atuar na região do humor. Porém, como é algo muito recente, não se pode afirmar ainda sua eficácia".

O presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Durval Ribas Filho concorda: "Devemos ficar atentos às novidades. Porém, é preciso aguardar mais estudos para confirmar a eficácia do produto".

Ele explica que quando uma pessoa está estressada, libera substâncias pró-oxidação. O organismo, para se proteger, reage por meio de seu sistema antioxidante. Como o produto tem esse princípio em sua fórmula, é algo bem-vindo. Mesmo assim, frisa que seria necessário conhecer mais estudos sobre o Serenzo.

"Todo novo antioxidante é algo a ser comemorado, pois sua eficácia e importância está mais que estabelecida", diz Ribas, acrescentando: "Porém, só o tempo dirá se esta novidade veio para ficar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário