FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Os portadores do Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), mais recentemente denominado de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foram amparados no Projeto de Indicação nº 82/13, de autoria do vereador Henrique Carballal (PT).
A ideia é de criar o Programa de Atenção Especial e Acompanhamento Pedagógico dos portadores de TDAH (DDA), no âmbito da rede de ensino público do município do Salvador.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comportamental de origem neurobiológica caracterizado por sintomas de desatenção e/ou impulsividade e hiperatividade que estão associados a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal.
As principais características aparecem na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Estudos nacionais e internacionais situam a prevalência do TDAH entre 3% e 6%, o que significa que na média, há uma ou duas crianças com TDAH em cada sala de aula.
Como a doença muitas vezes pode resultar em comportamento conturbador em sala de aula, o TDAH é identificado frequentemente pela primeira vez na escola.
Para Carballal as escolas devem assegurar aos alunos com TDAH acesso aos recursos didáticos adequados ao desenvolvimento de sua aprendizagem, e os sistemas de ensino devem garantir aos professores formação própria sobre a identificação e abordagem pedagógica.
Nesse sentido, é importante que as escolas estimulem e apoiem os profissionais a fazerem cursos de capacitação de como trabalhar com uma criança que apresente qualquer tipo de especificidade.
“Existe um débito para com essas crianças e suas famílias, e o Poder público não pode ficar alheio a isso. A educação inclusiva não é questão de escolha, mas de justiça!”, pontua o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário