quarta-feira, 29 de maio de 2013

COLORADO SE TORNA 1º ESTADO NORTE-AMERICANO A REGULAR MACONHA PARA USO RECREATIVO...

FONTE:  ,  De Washington (EUA)  (noticias.uol.com.br).

O Colorado se transformou nesta terça-feira (28) no primeiro Estado norte-americano a regular a venda, a produção e os impostos sobre a maconha para uso recreativo depois que seu governador, John Hickenlooper, assinou um pacote legislativo sem precedentes.
A nova legislação estabelece como deve ser o cultivo, o limite de compra para os que visitem o Estado e um novo limite de maconha para a condução, como os estabelecidos para a quantidade de álcool no sangue.
Os cidadãos do Colorado votaram no ano passado a favor de uma emenda na Constituição estadual para aprovar o uso recreativo da maconha.
O Estado permite aos adultos maiores de 21 anos a posse de até 28 gramas da droga, ou a compra em lojas autorizadas que devem começar a funcionar a partir do próximo mês de janeiro.
Os visitantes maiores de 21 anos não poderão comprar mais de sete gramas em uma só transação comercial, apesar de que poderão possuir legalmente as 28 gramas.
A legislação também especifica que as lojas que a comercializem não deverão ter a maconha exposta ao público, mas atrás das prateleiras.
As leis estaduais incluem ainda uma série de impostos com a venda da maconha e o lucro será revertido para construção de escolas.
Hickenlooper, que no passado se mostrou contrário à legalização da erva, considerou hoje que se trata de uma medida de "bom senso", mas ressaltou que o governo federal pode argumentar que a legislação está contra as leis federais sobre drogas.
O Estado de Washington também está em processo para tornar vigente uma legislação similar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário