quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DOR CAUSADA POR GASES...


FONTE: Gislaine Rabelo (www.outramedicina.com).


A dor causada por gases aflige a maioria das pessoas, onde quase todos passam por essa experiência em algum momento, seja por comer em demasia, ou por ingerir determinados alimentos que impulsionam a formação de gases no organismo. Mesmo que não estejamos a abordar uma questão considerada grave para a saúde, provoca desconforto físico, e em alguns casos, possível constrangimento, por causa da flatulência.

Os gases intestinais são considerados comuns, e a contagem científica indica que uma pessoa terá flatulência pelo menos 12 vezes ao dia, independente da intensidade. Entretanto, esse número pode ser bem maior em algumas pessoas, provocando um incômodo quase que frequente. Aqui começa o problema: se a situação, ou o próprio físico, não permite a liberação do gás, começa-se a sentir dores agudas, no peito e/ou no abdômen.

Quando há excesso de gases presos no aparato digestivo, um dos primeiros sintomas é o inchaço na região do estômago. Também pode indiciar uma condição subjacente, como a "Síndrome do Intestino Irritável".
A presença de gases é facilmente denunciada pela flatulência. Esta, geralmente, está associada com a ingestão de feijão, couve, couve-flor, ou farelo, entre outros. O desconforto ocorre quando os carboidratos desses alimentos são decompostos por bactérias do intestino.

Quando as dores são agudas em decorrência dos gases, onde em algumas pessoas chega a provocar cãibras, a característica mais comum é que ocorre na região estomacal, e frequentemente muda a sua localização. Logo, não é uma dor persistente, ou confinada a um só ponto. Há pessoas que experimentam uma sensação de "nó" no estômago. É comum confundir dores provenientes de gases com dor no coração, ainda mais quando ocorrem no lado superior esquerdo do peito. Também costuma ser confundida com a dor provocada por pedras na vesícula, ou apendicite, quando no lado direito do corpo.

Para tratar essa condição há, principalmente, que alterar hábitos alimentares. Comer devagar vai impedir que se engula ar. Elimine, evite, ou diminua a ingestão de bebidas gaseificadas, ou que contêm álcool. Passe a observar o que come, e quando é que os gases ocorrem, assim poderá deixar de ingerir alimentos que não são bem assimilados pelo seu Sistema Digestivo. Se é amante de alimentos dietéticos, verifique se possuem sorbitol em sua composição. Esse substituto do açúcar é famoso por produzir excesso de gases no estômago.

Para tratar a flatulência, um bom remédio caseiro é o chá de funcho. Ferva 1 colher de sopa em 1 litro de água, e beba no decorrer do dia. Para otimizar sua digestão com a finalidade de evitar gases, coma algumas sementes de funcho logo ao término das refeições principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário