quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DICAS CONTRA O CANSAÇO...

FONTE: Gihan Hodroj (www.outramedicina.com).


Está familiarizada com aquela sensação de dormir e acordar cansada, como se tivesse aberto e fechado o olho, mas sem descansar? Caso a resposta seja positiva, é importante identificar se esse cansaço é físico ou mental e quais são suas causas.

Causas, sintomas e tratamento.

As causas do cansaço são muitas. Ele pode vir, por exemplo, de doenças como a depressão e a anemia. Os sintomas não aparecem logo de cara, na verdade, vão se manifestando durante os dias e depois de um tempo surgem com mais frequência. De início, pode aparecer uma dor nas costas, seguida de uma sensação de indisposição e também dor de cabeça. As situações vão perdurando até se tornar rotina.

Quando sentir um cansaço extremo, é essencial procurar um clínico geral para que ele avalie a situação e indique se existe a possibilidade de ser uma doença. Ele deverá saber encaminhar para o melhor tratamento, seja físico ou psicológico.

Para evitar passar pelo problema, uma boa noite de sono é fundamental. Dez minutos antes de ir para a cama, desligue o celular e deixe-o de lado. Tome um banho relaxante, coloque roupas leves, desligue as luzes e não durma com nenhum barulho.

Alimentos que geram energia.
Para o cansaço ir embora de vez durante o trabalho, mantenha uma alimentação balanceada. É ela que vai dar a energia necessária para manter o seu organismo na ativa. Existem ainda alguns alimentos que podem entrar na dieta para dar mais energia. Conheça alguns deles:

·         Frutas: podemos contar com as propriedades da banana e da laranja por serem grandes fontes de potássio e fibras. A maçã também ajuda muito, porque ela é quem gera o ácido málico, um dos componentes energéticos do corpo humano.

·         Chocolate: é antioxidante e possui grandes quantidades de estimulantes. O ideal é comer o tipo meio amargo depois do almoço.

·         Alimentos integrais e grãos: substitua o que for possível por versões integrais e com grãos. Esses alimentos são excelentes fontes de energia e minerais. A aveia, por exemplo, estimula a liberação da serotonina, o hormônio da alegria.

·         Carne vermelha: é uma grande aliada, já que possui vitamina de complexo B, que regula o bom funcionamento do cérebro e evita doenças.  

·         Peixes e frutos do mar: também são ótimos para dar energia, eles possuem selênio e ômega-3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário