quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GRIPE H1N1 MATA 9 PESSOAS NA BAHIA...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.
De janeiro a 20 de agosto deste ano foram registrados 46 casos com nove óbitos da gripe H1N1 na Bahia, segundo informou Fátima Guirra, coordenadora Estadual de Imunização e vigilância das doenças Imunopreveníveis da Sesab. O aumento do vírus da gripe A e B ocorreu devido a sua natureza sazonal que geralmente provoca surto durante os meses de Inverno.
De acordo com a coordenadora, no ano passado no mesmo período foram registrados 12 casos na Bahia e nenhum óbito. Ela desta­ca ainda  que o período pós-pandemia da influenza que aconteceu em 2009 ainda permanece ativo com maior predominância de contágio no inverno  por ser uma doença  aguda transmitida através da secreção das vias respiratórias nariz e boca.

“Nos meses de  junho a agosto é esperado um aumento de contaminação do vírus por conta da  sazonalidade do vírus influenza e principalmente porque as pessoas estão mais expostas a ambientes fechados.  Por isso, a higiene pessoal como lavar as mãos com água e sabão e a vacina ainda é o melhor caminho para prevenir o contágio”, explicou.

Dos 168 casos  diagnosticados este ano como   síndrome respiratória na Bahia, 46 foram  dos três tipos de vírus influenza conhecidos como  (A, B e C). Destes, 20 são do tipo A  que é  o mais prevalente e está associado às epidemias mais graves,  informou a coordenadora. Segundo a Sesab, dos nove óbitos um foi da capital e oito dos municípios de Simões Filho, São Gonçalo, Eunápolis, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Simões Filho.  

Outro alerta importante é para a presença de febre associada a dor de garganta e tosse constantes. A orientação é não tomar medicamento por conta própria, mas buscar uma unidade de saúde e fazer exames de sangue para determinar o tipo da doença. Ainda  de acordo com a coordenadora, dos 168 casos de  síndrome respiratória   diagnosticados, 20 apontaram para o vírus (H1N1) com uma morte.

A vacina contra a gripe pode ser encontrada gratuitamente nas 417 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Além de crianças de seis meses a dois anos, gestantes e mães de recém-nascidos (até 45 dias) devem tomar a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário