sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EFEITO DO ALHO E CEBOLA NA SAÚDE DOS OLHOS...



É importante conhecer o efeito do alho e da cebola na saúde dos olhos para saber o quanto é necessário manter os olhos longe das cebolas, e o quanto o alho pode ser usado de maneira eficaz e rápida no tratamento de condições que atrapalham a saúde ocular.

Primeiro: Já perguntou-se por quê os olhos não aguentam a proximidade com a cebola cortada, e começa logo a lacrimejar?

A cebola é composta por camadas, e enquanto há camadas com enzimas, há outras que contém enxofre. Quando se corta uma cebola, essas células se quebram, e ocorre uma reação química. A enzima em contato com os compostos do enxofre produzem um gás volátil, ou seja, que se evapora rapidamente. Esse gás reage com o ar, e torna-se ácido sulfúrico.

Como os olhos são muito sensíveis, o impacto do ácido sulfúrico provoca irritação, que aciona o sistema de defesa ocular, onde há a estimulação do sistema de rega, que são as lágrimas. É por isso que quanto mais se corta cebola, mais se chora...

Para amenizar esse impacto, e parar de chorar enquanto prepara a comida, basta manter os olhos distantes da cebola. Outra maneira, é esfriar a cebola antes de cortá-la. Isso impedirá a formação do gás.

Também poderá usar óculos protetores. Ou mastigar um chiclete enquanto a corta. A mastigação fará com que respire mais pela boca, e vai reduzir a exposição dos olhos ao gás.

E não esfregue os olhos quando houver a irritação, ou vai piorar a condição, e a abundância de lágrimas será maior.

Choro à parte, é importante aprender como curar e prevenir doenças e irritações nos olhos com o uso do alho.

Sempre que precisar prevenir-se, ou curar uma doença que ataca os olhos, basta pegar um dente de alho, descascar, lavar muito bem, secar, e cortar a extremidade do dente que é ressecada. Faça um pequeno corte, e esfregue na raiz dos cílios. Rapidamente os olhos voltarão ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário