quinta-feira, 22 de agosto de 2013

REMÉDIOS NATURAIS PARA GASTRITE...

FONTE: Lais Martins (www.outramedicina.com).


Desconforto abdominal e sensação de queimação no estômago podem ser sinais de gastrite. Ao contrário de uma crise de azia, ou de uma simples dor no abdome, a gastrite é persistente e pode demorar um tempo até que seus sintomas acabem. É extremamente importante saber diferenciar a gastrite de outros problemas estomacais, para que ela seja diagnosticada com rapidez, evitando o aparecimento de úlceras.

O que é gastrite

A gastrite é uma lesão estomacal, provocada pela ingestão excessiva de certos tipos de alimentos, por estresse, ou bactérias. A mucosa que reveste as paredes do intestino fica inflamada e, consequentemente, mais sensível, fazendo com que os sucos digestivos produzidos pelo organismo machuquem a região que está doente.

Tipos de gastrite

Existem dois tipos de gastrite: a crônica e a aguda. A crônica é causada por bactérias que destroem a mucosa protetora do estômago, aumentando a agressão causada pelos sucos gástricos. Já a gastrite aguda, que é o tipo mais comum, é causada principalmente pelo excesso de estresse, ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas e medicamentos prejudiciais à mucosa.

Como evitar

Para evitar o aparecimento do problema, recomenda-se mastigar os alimentos lentamente, para facilitar a digestão, e evitar comidas industrializadas e muito gordurosas. Também é preciso ficar longe de substâncias com muita cafeína, como o café e o chá mate, além de evitar o tabagismo.
       

Tratamento natural da gastrite

Algumas práticas simples podem ajudar a reduzir os sintomas da doença:
  •  Consulte um médico assim que notar o aparecimento dos sintomas, para entender qual o melhor tratamento para o seu problema;
  • Beba bastante água antes e depois das refeições, e tente não ingerir nenhum líquido enquanto estiver comendo;
  •  Como alimentos calmantes, que sejam bondosos com a mucosa, evitando as fortes dores das crises. Erva doce, gengibre, hortelã, frutas e verduras são alguns exemplos.
  • Prefira alimentos assados aos fritos. Ao invés de preparar a comida com óleo, prefira o azeite extravirgem.
Uma das maneiras de melhorar a saúde é comer alimentos saudáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário