quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BENEFÍCIOS DA AMEIXA SECA...

FOTO AMEIXA 01
Frutas são essenciais para uma alimentação saudável, já que carregam altas taxas de vitaminas, minerais e oxidantes. Porém, a forma de consumi-las pode intensificar os benefícios proporcionados. Este é o caso da ameixa, que quando desidratada, torna-se ainda mais saudável e benéfica.
Rica em fibras e vitaminas, a ameixa é facilmente encontrada no Brasil, especialmente entre dezembro e fevereiro, época de maior colheita. Já a ameixa seca pode ser encontrada durante todo o ano em supermercados e lojas e farmácias de produtos naturais, porém, também é possível prepará-la em casa.

Benefícios da ameixa seca.

Embora a ameixa seca seja amplamente conhecida como estimulante intestinal, seus benefícios não se limitam a isso. A fruta desidrata também auxilia no tratamento de alguns tipos de anemia, já que uma de suas substâncias ajuda na absorção do ferro, nutriente imprescindível para o perfeito funcionamento do organismo.
A ameixa seca também reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprimi a taxa de reabsorção óssea, é rica em vitamica C, vitamina B2, vitamina A na forma de beta-caroteno, potássio e possui mais fibras que qualquer outra fruta, legume ou hortaliça.
O fruto desidratado também é riquíssimo em substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce de todas as células no organismo. Segundo pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, em uma lista de 1000 alimentos antioxidante, a ameixa ocupa a 21° posição. Além disso, a ameixa seca também diminui o colesterol ruim e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Para aqueles que querem emagrecer ou manter uma alimentação saudável, comer a fruta nos intervalos das refeições ou como sobremesa quando há necessidade de ingerir açúcar é uma ótima e saudável alternativa.
Por ser vendida em embalagens pequenas e ter prazo de validade relativamente grande, é possível carregar na bolsa, no carro e até deixar na gaveta do escritório. É uma opção nutritiva e prática para quando o organismo pedir um doce ou der fome inesperadamente.

Contra indicações.

Embora cheia de nutrientes essenciais, o consumo de ameixa tem algumas contra indicações: além de ser calórica, contém grande quantidade de oxalatos, substancia que pode causar problemas urinários, como cáculo renal, já transforma a urina em pequenos cristais que podem entupir a uretra.
Para aproveitar de todos os benefícios da ameixa e não ter problemas, o ideal é ingerir até, no máximo, três por dia.

Como fazer ameixa seca.

FOTO AMEIXA 02
Fazer ameixa seca pode ser de forma natural ou artificial. Deixá-las expostas ao sol até que toda água saia é uma opção, porém, elas também podem ser preparadas em estufas, fornos e até câmaras de vapor.
Para consumi-las, uma ótima opção é preparar geleias, doces ou compotas. Para preparar uma compota, basta cozer a ameixa seca em suco de laranja. A vitamina C da laranja intensifica a absorção do ferro pelo organismo.

Outra opção para melhorar o funcionamento do intestino é colocar três ameixas em um copo de água e deixa durante toda a noite. No dia seguinte, em jejum, tomar a água e comer as frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário