quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VALEU SÃO JUDAS TADEU...

FONTE: Elielson Barsan (TRIBUNA DA BAHIA).
São Judas Tadeu e o Bahia têm uma ligação antiga. Ele não é o padroeiro do tricolor, mas o santo popularmente conhecido como o das causas impossíveis era o de maior devoção do ex-presidente Osório Villas Boas, campeão brasileiro em 1959. Ontem, 50 anos depois, dezenas de tricolores aproveitaram o dia do santo para agradecer pela vitória sobre o Juventude, na terça-feira – um verdadeiro milagre , e aproveitaram a oportunidade para renovar os pedidos de proteção para o clube.Gente de todas as idades, pedidos de todos os tamanhos. Do lado de fora da igreja de São Judas Tadeu, no bairro Cidade Nova, Pai Roberto de Ogum aguarda os devotos de São Judas para o tradicional banho de folhas. “Eu tenho um compromisso com ele todo ano. Venho dar meus banhos de folha com pemba, arroz e água de cheiro, dando paz, saúde e felicidade aos devotos dele”, diz. Entre uns trocados e outros conseguidos com o banho de folhas, ele garante: “minha saúde, meu trabalho, minha prosperidade, devo tudo a São Judas”.Enquanto isso, no interior do santuário, a multidão faz fila para chegar perto da imagem do santo das causas impossíveis e elevar a espiritualidade. Mas tudo que Luis Roberto Silva, 39, quer mesmo é contar com a força de São Judas para que o seu time do coração não seja rebaixado para a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro. Vestindo a camisa do Esporte Clube Bahia, ele confessa: “São Judas é um padroeiro em quem eu confio muito e sei que ele vai ajudar o Bahia a continuar na Série B”.Apesar da vitória contra o Juventude por 1x0 no último dia 27, Silva está consciente de que ainda há muito trabalho pela frente. “Ganhamos, dá para respirar um pouquinho, mas vêm aí o Fortaleza e o Vila Nova. Precisamos pedir proteção”, pontua. Em concordância, a torcedora Célia Aragão emenda: “Vim pedir a proteção divina para não deixar o Bahia cair. Ninguém pode contra essa proteção”.Os pedidos de Silva não terminam por aí. Ele, que se diz apaixonado e capaz de fazer qualquer coisa pelo time, avisa que com a força de São Judas vai elevar o time para a série A, no próximo ano. “Não tem essa de impossível. Vou pedir também a todos os santos que em 2010 a gente consiga subir para a elite do futebol brasileiro”, diz otimista. O torcedor aproveita a ocasião e pede que seu cartão do clube “Bora Bahêa!” seja abençoado.
PEDIDOS DE TODOS OS TIPOS.
Os pedidos tricolores foram somente uma parcela dos desejos expostos a São Judas Tadeu. A igreja esteve lotada durante todo o dia, com a visita das mais diversas pessoas.Dona Neide Maria Pamponet é um exemplo de perseverança e fé. Aos 74 anos de idade, mesmo com dificuldades de locomoção, ela não se limitou a ficar em casa e compareceu à missa. “Ele é o maior amor da minha vida. Tudo que peço a São Judas Tadeu eu consigo”, garante. Ela conta que mora nos Barris e o marido a levou no carro até a igreja. “Depois eu pego um ônibus e vou para a Lapa. Vale muito a pena. Se tivesse outra missa amanhã eu viria. Sou devota desde menina”, completa emocionada.E como para a fé não há idade, Maria Inês, 23, levou sua filha Maria Luiza, de três meses, para agradecer pela cura de um problema de saúde. “Tenho uma relação de amizade com ele. Você pede e o amigo ajuda”, diz, entre risos. Ela garante que sua filha está com saúde graças ao santo das causas impossíveis. “Minha filha nasceu com uma artéria só do cordão umbilical e poderia dar alguma má formação nos órgãos, mas está tudo bem. Ela não tem nada nem vai ter”, afirma Maria, esperançosa, e complementa: “Malu é a devota mirim de São Judas”.Quem vacilou durante todo o ano, também correu para a igreja a fim de pedir perdão. É o caso do estudante Marcus Vinícius, 8. “Eu brinquei o ano inteiro e tirei um monte de notas vermelhas. Minha mãe disse que era para eu pedir a São Judas que ele me ajude a passar de ano. Acho que ainda dá tempo. Agora estou estudando de verdade porque não posso me atrasar na escola”, lamenta o garoto.
MARCELO CONVOCA A TORCIDA.
A zona de rebaixamento está para trás, mas a degola ainda é uma realidade no Fazendão. Por isto, todos no Bahia se uniram na tentativa de convocar a torcida para lotar o estádio de Pituaçu na próxima semana, quando o clube enfrenta o Fortaleza, adversário direto na luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.“O Juventude já passou e agora temos duas decisões na nossa casa (Fortaleza e Vila Nova). Agora é a vez da torcida fazer sua parte e lotar o Pituaçu nestas duas partidas”, convocou o goleiro Marcelo. “Nosso grupo não era para estar disputando fuga do rebaixamento, mas essa é a nossa realidade e precisamos da Nação Tricolor do nosso lado, pois ficamos muito mais fortes com esse apoio”, completou.O presidente Marcelo Guimarães Filho adiantou que fará promoção para a partida. “Nestes dois jogos, o Bahia precisa do seu torcedor lotando Pituaçu. São partidas decisivas para a permanência do Tricolor na Série B e ano que vem, conseguirmos planejar e contratar melhor para a temporada 2010”, afirmou o presidente. Segundo Marcelo Guimarães Filho, o Bahia antecipará a venda dos ingressos da partida contra o Fortaleza e a intenção é que ainda esta semana os bilhetes já estejam disponíveis. “Gostaria muito que a torcida tricolor esgotasse os ingressos e o recorde de 30.390 pagantes (Bahia 3 x 1 São Caetano) fosse batido. Manteremos o preço promocional das últimas partidas para ver o estádio lotado”, comentou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário