sábado, 31 de outubro de 2009

SECERTÁRIO ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE MAIS DOIS HOSPITAIS NA BAHIA...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
A saúde da Bahia está prestes a ganhar o reforço de dois hospitais, que serão construídos em Seabra e Teixeira de Freitas, com previsão de conclusão das obras para o final de 2010. A informação foi divulgada o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla (FOTO), durante a 157ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde, realizada no auditório João Falcão Fontes Torres, na Assembléia Legislativa da Bahia, em Salvador.
“A Bahia presencia uma das maiores ampliações da rede hospitalar de todos os tempos, pois além dos cinco hospitais que estavam previstos, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) está construindo, em parceria com a prefeitura de Teixeira de Freitas, o Hospital Municipal de Teixeira, e começará a construção do Hospital Regional da chapada na cidade de Seabra”, disse o secretário.
Segundo Jorge Solla, a construção dos novos hospitais ampliará em 1100 o número de leitos disponíveis no estado. “Nos últimos dois anos foram habilitados 139 leitos de UTI, o que representa mais de 36% de ampliação de leitos para este tipo de serviço, se comparado com todos os que foram habilitados até 2006. Novos leitos de UTI estão sendo entregues pela Sesab. Na última terça-feira (27), foram entregues no Hospital Geral Roberto Santos mais nove de UTI”, afirmou.
Solla também falou sobre a expansão do número de Unidades de Saúde da Família (USF) do estado. De acordo com o secretário, o primeiro semestre contou com a entrega de 151 unidades novas, 29 reformadas e o início da construção de outras. A meta é a de entregar 400 USF até o final de 2010, projeção que, na visão da secretário, deve ser cumprida e, possivelmente, superada.
O secretário falou ainda sobre outras medidas adotadas pela Sesab, com a Internação Domiciliar (ID), serviço disponível em sete municípios do estado, com 23 equipes sediadas em 10 hospitais. “Em oito meses, a equipe da ID avaliou 1124 pacientes, sendo que deste total, 475 pessoas foram internados em seus domicílios. Os municípios de Camaçari, Santo Antonio de Jesus, Porto Seguro, Alagoinhas e Guanambi serão os próximos contemplados", informou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário