FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

“A Bahia presencia uma das maiores ampliações da rede hospitalar de todos os tempos, pois além dos cinco hospitais que estavam previstos, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) está construindo, em parceria com a prefeitura de Teixeira de Freitas, o Hospital Municipal de Teixeira, e começará a construção do Hospital Regional da chapada na cidade de Seabra”, disse o secretário.
Segundo Jorge Solla, a construção dos novos hospitais ampliará em 1100 o número de leitos disponíveis no estado. “Nos últimos dois anos foram habilitados 139 leitos de UTI, o que representa mais de 36% de ampliação de leitos para este tipo de serviço, se comparado com todos os que foram habilitados até 2006. Novos leitos de UTI estão sendo entregues pela Sesab. Na última terça-feira (27), foram entregues no Hospital Geral Roberto Santos mais nove de UTI”, afirmou.
Solla também falou sobre a expansão do número de Unidades de Saúde da Família (USF) do estado. De acordo com o secretário, o primeiro semestre contou com a entrega de 151 unidades novas, 29 reformadas e o início da construção de outras. A meta é a de entregar 400 USF até o final de 2010, projeção que, na visão da secretário, deve ser cumprida e, possivelmente, superada.
O secretário falou ainda sobre outras medidas adotadas pela Sesab, com a Internação Domiciliar (ID), serviço disponível em sete municípios do estado, com 23 equipes sediadas em 10 hospitais. “Em oito meses, a equipe da ID avaliou 1124 pacientes, sendo que deste total, 475 pessoas foram internados em seus domicílios. Os municípios de Camaçari, Santo Antonio de Jesus, Porto Seguro, Alagoinhas e Guanambi serão os próximos contemplados", informou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário