sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VOCÊ NÃO MERECE PASSAR POR ISTO...

Tem coisas que vou morrer sem entender em Jequié, em 1980 um colega que andava perseguido com o coordenador da empresa que trabalhava largou tudo e foi tentar a vida em São Paulo lá constitui um novo ciclo de amizades e emprego também se é que podemos dizer que em São Paulo o ser humano vive, uma vida que é de casa para o trabalho e vice versa, difícil em Sp é você encontrar um dia para poder visitar amigos ou familiares se por lá tiver alguém.
Este irmão-amigo pessoa que com facilidade conquista as pessoas e assim aconteceu em sua primeira ida para a terra da garoa, anos depois ele veio visitar amigos e familiares que aqui ficaram, o seu pensamento era o de um dia poder voltar e ficar ao lado dos entes queridos, os anos foram se passando até que este ano ele conseguiu sua aposentadoria, por anos de trabalho e não por doença ou qualquer outra mutreta como acontece muito neste nosso País e como já era seu pensamento levantou acampamento e veio embora, vendeu quase tudo que havia construído em terra paulistana e veio todo feliz e alegre pois aqui em Jequié com certeza ele conseguiria com seus amigos um trabalho e ia poder levar a vida até quando DEUS quisesse com tranqüilidade só que ele se enganou totalmente.
Nos primeiros meses apresentou-se em algumas empresas mostrando sua vontade de trabalho e o mínimo que ia conseguindo era promessa, até que certo dia foi chamado pára uma entrevista e foi todo satisfeito pensando ele que agora sim a “zica” tinha acabado e ele conseguido um trabalho ou emprego como queiram e tudo ia se encaixar, mais uma vez enganou-se, nesta maldita entrevista ele foi simplesmente sabatinado e tentaram lhe fazer uma lavagem cerebral até por quem nunca foi do ramo, ele ouviu a seguinte frase “nós aqui formamos profissionais” um cidadão que trabalhou mais de trinta anos em uma função em empresas de ponta na capital paulista ouvir tamanha ‘barbaridade’ é uma verdadeira brincadeira, depois de ter ouvido tudo atentamente ele deixou a sala onde foi sabatinado e ouviu das pessoas a quem ouviu atentamente por mais d uma hora que a qualquer momento poderia ser chamado para fazer parte da empresa, só que este a qualquer momento não veio e ele simplesmente está deixando mais uma vez para trás seu sonho de poder trabalhar em sua cidade e ficar ao lado dos verdadeiros amigos e dos familiares.
Você deve se perguntar por que me refiro a verdadeiros amigos é que neste pouco período em que esteve na cidade este irmão-amigo, viu dele se aproximar pessoas que no passado estiveram sempre ao seu lado e neste seu retorno ele tinha quase que certeza que poderia contar com eles só que novo engano e uma grande decepção, ele até tentou ajudar alguns deles mostrando seu trabalho e infelizmente só queriam lhe sugar o que ele podia oferecer.
O que me deixa mais triste em tudo isto é que um cidadão nascido e criado nesta cidade, ia radicada nela tem que deixar para trás a realização do seu sonho de ter dias tranqüilos em sua cidade indo outra vez em busca de felicidade fora dela enquanto aqueles que chagam de fora sem nenhuma referência e que aprontam todas e mais algumas são recebidos de braços abertos e tratados como os ‘tais’ é lamentável que isto ainda aconteça em Jequié, sei que isto acontece em todo e qualquer cidade, mas, me preocupo com a cidade onde resido e onde ainda tenho alguns poucos amigos.
É como me dizia certa pessoa temos que deixar de ser ‘bestas’ para sermos tratados como devemos, se este irmão-amigo chegasse a cidade como um forasteiro com certeza as portas seriam abertas para ele com mais facilidade, lembro aqui de um tal de FREDERICO que por aqui passou e teve gente que até a mulher emprestou ao cara achando que ele fosse milionário, fazendas foram vendidas ao elemento sem dele se exigir nada, contas bancarias com somas altíssimas sem se ver a cor do dinheiro foram abertas, isto sem contarmos as contas deixadas em hotéis e motéis da cidade, depois é que descobriram o golpe em que boa parte dos chamados ‘milionários’ haviam caído.
Sinto-me neste momento triste e chateado em ver mais uma vez este irmão-amigo se desfazendo de tudo que já havia adquirido na certeza de que daqui não mais iria sair, o mais interessante é que em um simples contato por e-mail ele recebeu sinal verde de amigos deixados em São Paulo de que poderia voltar e fixar morada na residência deles até que um trabalho encontrasse e uma casa ou apartamento encontrasse para ai sim reiniciar sua vida.
Me pergunto por onde andam os que na chegada desta pessoa à cidade a ele se juntaram prometendo que da cidade ele não mais sairia! É triste, muito triste mesmo.
Enquanto este irmão-amigo está de malas prontas para retornar a São Paulo, sou informado de que determinado elemento que até procurado pela Polícia da cidade já foi em decorrência de suas armações havia conseguido emprego justamente na empresa onde um dia o irmão foi sabatinado se é que podemos chamar de sabatina a ‘tal’ entrevista que fizeram com ele pois da forma que ele me contou mais parecia uma ‘lavagem cerebral’ daquelas que só aconteciam na época da ditadura.
Só posso dizer a meu irmão-amigo, que ele com certeza encontrará em São Paulo, mais uma vez o apoio que os que se disseram seus amigos e sua cidade lhes negaram, que vá e mostre mais uma vez que você é bom e sempre será no que faz.
Você é uma pessoa digna e merece todo o carinho dos poucos amigos que mais uma vez você deixa para trás, mas que com certeza estarão outra vez na torcida como sempre estiveram por você.
Sincera e honestamente estou procurando palavras para poder mostrar a você meu irmão amigo o carinho que sempre terá de minha parte.
Você com certeza não tem que provar nada a ninguém ainda mais estes que se acham donos da situação, você foi, é, e sempre será bom em tudo que faz, você é uma cara de caráter e personalidade, com certeza não vai se deixar abater com isto que lhe aconteceu em uma cidade que você poderia dizer que também é sua.
Mas deixe claro a todos que você faz parte da historia dela e isto ninguém vai conseguir apagar mesmo que queiram fazer de sua pessoa um simples ‘fantasma’. Em qualquer local que se vá nesta cidade ainda ouvirão muito falar de você.
BOA SORTE E BOA VIAGEM MEU IRMÃO. QUE DEUS LHE PROTEJA ONDE ESTIVER SEMPRE.
Para concluir VOCÊ NÃO MERECE PASSAR POR ISTO, você merece coisa bem melhor, os que se dizem seus amigos e Jequié não merecem você o contrário de muitos que aqui estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário