segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SESAB CONFIRMA SURTO DE MENINGITE E SEIS CASOS DA DOENÇA EM TRANCOSO...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou nesta segunda-feira (26), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a ocorrência de um surto de meningite meningocócica tipo C no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, extremo Sul da Bahia, onde, na última semana, quatro pessoas morreram vítimas da doença.
De acordo com a Sesab, foram notificados oito casos de meningite na região, sendo que seis foram confirmados pelo critério clínico-laboratorial e dois ainda estão sob investigação. Quatro pessoas continuam internadas no Hospital de Eunápolis e no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde uma das vítimas está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Todos os doentes participaram de uma festa no dia 18 em Trancoso e não se conheciam. Segundo a Sesab, três das vítimas que morreram na última semana eram do sexo masculino. Um deles era um fotógrafo paulista de 23 anos, que passava férias na Bahia e estava a 15 dias em Porto Seguro. Os outros dois eram baianos. Um tinha 17 anos e morava em de Arraial D´Ajuda, o outro, de 16 anos, residia em Trancoso.
A quarta vítima, do sexo feminino, tinha 29 anos e também era de Trancoso. Já os outros quatro internados são três homens (22, 18 e 14 anos) e uma mulher (25 anos).
Como forma de conter a doença, a Sesab enviou técnicos da Coordenação Estadual das Vigilâncias em Saúde Pública (Cevesp) e do GT-Meningite para apoio técnico das ações de vigilância epidemiológica no município. O órgão também estabeleceu a manutenção de uma ambulância de plantão nos Pronto Atendimentos de Trancoso e Arraial D´Ájuda, a divulgação de sintomas da doença para população, e manutenção do plantão do Laboratório Central (Lacen) para recebimento e processamento de amostras biológicas para diagnóstico de meningite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário