segunda-feira, 24 de maio de 2010

190 MILHÕES EM AÇÃO...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Os primeiros foram lançados no Rio de Janeiro em 1990, e em seguida na capital baiana. Eram grandes, apelidados de tijolões. Em 20 anos de existência, os aparelhos celulares ganharam espaço e dominaram o mundo. A explosão gerou disputa entre as principais operadoras, que passaram a investir pesado para conquistar cada vez mais clientes. Seja pré ou pós pago, o importante é ter, no mínimo, dois chips – um de cada operadora – para obter mais vantagens nas ligações.
Com mais de um milhão de habilitações apenas em abril deste ano, que significa um crescimento de 0,92% em relação a março, o Brasil chega a mais de 180 milhões de linhas de celular e densidade de 93,80 acessos por 100 habitantes, um crescimento de 0,85% sobre o mês anterior. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o aumento nos quatro primeiros meses do ano é o maior da série histórica.
Segundo a Anatel, no código DDD 71, que engloba, além de Salvador, mais 13 municípios baianos, foi registrado a maior quantidade de celulares no Brasil, são mais de 136 aparelhos por 100 habitantes. Na Bahia são 10,410 milhões de aparelhos, cerca de 71 aparelhos por 100 habitantes.
De acordo com pesquisa recente da Anatel, a operadora Vivo possui a maior fatia no mercado baiano, com quase 11 milhões de clientes. No ano de 2007, o número era de pouco mais de sete milhões em toda a Bahia, o que demonstra o vertiginoso crescimento do setor no Estado.
No ranking da Anatel, a Vivo também está em primeiro lugar no mercado nacional, com mais de 54 milhões de clientes (30,14%). No Brasil, durante o mês de abril, 1,7 milhão de novos usuários foram contabilizados pela agência, totalizando, de janeiro até então, 108,8 milhões de acessos ao serviço. Em segundo lugar está a Claro, com pouco mais de 46 milhões de usuários. A TIM está na terceira posição, com quase 43 milhões e a Oi ETA em quarto, com mais de 36 milhões. A Oi fechou o primeiro trimestre deste ano com mais de 36 milhões de clientes.
A expectativa da Anatel é de que o Brasil alcance a marca de 300 milhões de celulares já em 2013. Apenas este, ano o órgão calcula que o total chegará a 190 milhões de linhas. Muitas pessoas possuem mais de uma linha. “Tenho dois chips, pois cada um tem uma promoção diferente”, diz a profissional de estatística Carla Viana. De acordo com ela, a escolha acontece pela quantidade de facilidades oferecidas pelas operadoras.
A Anatel informa que o mercado está crescendo além das expectativas da agência, que em 2008 divulgou algumas projeções em seu Plano Geral de Atualização da Regulamentação de Telecomunicações (PGR). Naquela época, a previsão para 2013 era de 200 milhões de acessos. Para 2010, era de 160 milhões, número que foi ultrapassado no ano passado.
FIXOS SÃO MINORIA NO ESTADO.
Em contrapartida a esta realidade, a Anatel divulgou, recentemente, que a Bahia possui apenas cerca de dois milhões de telefones fixos instalados e aproximadamente um milhão e meio em serviço, e pelo menos 74 mil orelhões.
“A diferença nos números é exatamente a quantidade de linhas móveis por pessoa”, informa a matemática Silvana Cerqueira. Segundo a Agência, nos últimos 12 meses a região Nordeste foi a segunda que mais cresceu em quantidade de linhas, com 20,12%, perdendo apenas para o Norte, com 20,37%, seguido do Sul, com 15,77%.
“Não gosto de telefone, mas estava me sentindo atrasado, sem celular. As pessoas perguntavam, eu dizia que não tinha e queriam saber o motivo, a impressão que eu tinha era de que achavam aquilo fora do normal, da realidade atual. Então, comprei esse aparelho apenas para constar, nem sei o número ainda”, diz o aposentado Augusto Senna,
PRÉ-PAGOS DOMINAM.
Segundo a Anatel, a maioria dos aparelhos em operação no mercado é de pré-pagos – o cliente compra créditos e sabe exatamente quanto vai gastar. “Isso facilitou e muito o acesso da população ao mundo dos celulares”, diz o economista Emiliano Dantas.
Conforme ele, a grande vantagem dos pré-pagos é permitir que o usuário não gaste além das possibilidades. “Já que precisam de crédito para que sejam efetuadas as ligações, mas mesmo que não tenham continuam recebendo”, lembra o economista. Além disso, permitem acesso também àqueles que têm restrições dos serviços de proteção ao crédito. “Pois não é necessária a abertura de uma conta”, acrescenta Dantas.
PIONEIRISMO – A Vivo lançou um serviço pioneiro para beneficiar os clientes pré-pago. É a Conta Bônus Celular, em parceria com o Bradesco. O serviço é inédito e oferece bônus nos serviços Vivo para os correntistas Bradesco a medida que eles utilizam a cesta de serviços da rede bancária.
Voltado à inclusão bancária de potenciais usuários de telefonia celular, a Conta Bônus Celular Bradesco pode ser contratada em um dos mais de 31 mil pontos de atendimento do Bradesco, incluindo agências, unidades do Banco Postal e do Bradesco Expresso, nas unidades habilitadas. Para a abertura da nova conta-corrente, o interessado deve levar os originais do RG, CPF e comprovante de residência. Para solicitação de produtos de crédito e talão de cheques é necessária também a apresentação de comprovante de renda.Após o débito integral da mensalidade da Cesta Celular Bradesco - de R$ 11 para os correntistas do Banco Postal e Bradesco Expresso e R$ 16 para os correntistas da rede de agências - o valor será convertido em bônus para uso do serviço nas modalidades pré-pago e Vivo Controle. O cliente Vivo é avisado, via torpedo SMS, que o bônus está disponível em sua linha e seu uso é válido por 30 dias para ligações locais, envio de mensagens de texto, acesso a serviços de dados e navegação na internet e chamadas de longa distância com o uso do código 15.

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