sexta-feira, 14 de maio de 2010

BEBIDAS ENERGÉTICAS COMEÇAM A FAZER EFEITO ASSIM QUE TOCAM A LÍNGUA...

FONTE: da New Scientist (www1.folha.uol.com.br).

Se uma pessoa cospe uma bebida energética logo após o primeiro gole, mesmo assim ela tem sua força aumentada. O efeito pré-digestivo é imediato e explicado por um novo caminho neural descoberto, que liga o paladar aos músculos.
Nicholas Gant, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, mostrou anteriormente que cuspir uma bebida energética após bebê-la, aumenta imediatamente a performance em corridas ou ciclismo, mesmo que leve no mínimo 10 minutos para os carboidratos serem digeridos e utilizados pelos músculos.
Desta vez, a equipe de Gant testou 16 participantes, que fizeram exercícios flexionando os bíceps por 11 minutos, antes de beber um energético. Um segundo após levar a bebida à boca, a equipe aplicou uma estimulação magnética transcraniana junto ao couro cabeludo dos participantes, que ajudou a detectar a atividade no córtex motor, uma área do cérebro conhecida para enviar sinais ao bíceps.
A equipe descobriu que voluntários que tomaram a bebida energética se movimentaram com mais força logo em seguida, e tiveram uma resposta 30% mais forte em comparação àqueles que receberam o placebo. Gant afirma que é provável que os receptores gustativos tenham detectado os carboidratos, resultando em um sinal para os músculos cansados --"a ajuda está a caminho'--, para que eles continuem trabalhando duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário