segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEC CRIA EXAME SEMELHANTE AO ‘ENEM’ PARA PROFESSORES...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.
O Ministério da Educação (MEC) instituiu nesta segunda-feira (24) o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, sendo que a primeira prova já será realizada em 2011. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova, que será constituída de uma avaliação de conhecimentos, competências e habilidades. Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a quarta (19) e terá duração de 45 dias, no site do Inep.
A seleção será parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A participação dos professores será voluntária, mediante inscrição. Assim, como no Enem, o docente terá um boletim de resultados após fazer a prova, para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.
Os objetivos da prova são subsidiar a contratação de docentes para a educação básica dos estados e dos municípios e fazer auto-avaliação dos futuros docentes, com vistas à continuidade da formação e à inserção no mundo do trabalho.
Secretarias de Educação interessadas em usar os resultados do exame terão de formalizar adesão junto ao Inep. A forma de utilização para a contratação de docentes será definida por cada secretaria. O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas.

*** As Informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário