sábado, 1 de maio de 2010

PRORROGADA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE ‘A’ PARA GESTANTES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), decidiu prorrogar até o dia 21 de maio, a vacinação contra a Gripe A (H1N1) para as gestantes, com o objetivo de ampliar o número de imunizadas, considerado ainda pequeno. Na Bahia, desde o dia 22 de março, somente 42% das grávidas procuraram os postos de vacinação do estado. Os postos estão preparados para também os doentes crônicos, crianças de 6 meses a menos de 2 anos e jovens de 20 a 39 anos.
A preocupação das autoridades de saúde se deve ao fato das gestantes estarem entre os grupos mais vulneráveis à doença. Dos índices relacionados à nova gripe, neste ano, as gestantes representam uma em cada três mortes da nova gripe no país. O risco maior está relacionado com a chegada do inverno, quando as pessoas ficam mais confinadas em ambientes fechados por causa do tempo frio.
“O comparecimento das gestantes ao posto de vacinação é fundamental para a proteção dessa população. A doença tem demonstrado grande agressividade sobre as grávidas. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina”, afirma o secretário da Saúde, Jorge Solla.
Ele ressalta que a vacina é segura e diz que mais de 300 milhões de pessoas receberam a imunização em todo o mundo sem relatos de efeitos adversos graves. No Brasil, mais de 22 milhões de doses foram administradas sem registro confirmado de reações fortes à vacina.
Além das gestantes, o outro grupo que precisa de reforço na Bahia é o de doentes crônicos. Do total estimado, apenas 45% procuraram os postos de vacinação. Este também é um grupo representativo em termos de vulnerabilidade, que precisa ser protegido com a vacina, independente da idade.
A vacina garante imunidade somente 15 dias depois de aplicada e deve ser tomada antes do período de maior transmissão da doença, que se inicia com o inverno. “A estratégia de vacinação tem o objetivo de dar proteção antes do período em que aumenta o número de casos das doenças respiratórias. Para ter a certeza de que não serão atingidas pela gripe H1N1, as grávidas devem procurar agora os postos de vacinação”, disse Solla.

META É VACINAR 7 MILHÕES DE BAIANOS.
Na Bahia, 2,4 milhões de pessoas foram vacinadas e a meta é chegar aos 7 milhões de pessoas. O grupo que mais se vacinou foi o de profissionais de saúde, envolvido no atendimento a pacientes com sintomas de gripe, sendo 98% do público-alvo. As crianças também apresentam índices melhores, chegando a 89%, superando a meta de vacinar pelo menos 80% dessa população.
A etapa de jovens de 20 a 29 anos teve início há apenas duas semanas e obteve, até o momento, o índice de 50% dessa população vacinada. No estado, em 2010, até o dia 10 deste mês, foram confirmados 46 casos da gripe H1N1. Foram três óbitos suspeitos, destes, um foi descartado e os outros dois estão sendo investigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário