sexta-feira, 21 de maio de 2010

VACINA CONTRA GRIPE PODE PROVOCAR FALSO POSITIVO EM EXAME DO VÍRUS DA AIDS...

FONTE: FÁBIO GRELLET, da Sucursal do Rio.

Pessoas que tomaram vacina contra a gripe suína podem imaginar, equivocadamente, que têm o vírus da Aids, caso façam o exame para detectar o HIV até 30 dias após a imunização contra a gripe.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a vacina contra a gripe suína aumenta a quantidade de um tipo de anticorpo que o exame para o HIV interpreta como indicativo da contaminação pelo vírus da Aids. Mas o resultado positivo, nesse caso, é falso.
"Toda a rede de atendimento a DSTs [doenças sexualmente transmissíveis] está alertada para avisar quem for fazer exame para HIV de que, se a pessoa tomou a vacina contra a gripe nos 30 dias anteriores, o resultado pode ser falso positivo", afirmou o ministro. "Caso dê positivo e a pessoa tenha tomado a vacina nos 30 dias anteriores, é preciso fazer um outro exame, mais sofisticado, que não está sujeito ao falso positivo", disse Temporão.
Quando o exame para detecção do HIV é feito mais de 30 dias depois da vacinação contra a gripe suína, a possibilidade de dar falso positivo desaparece, segundo o ministro.
Segundo o Ministério da Saúde, nenhum caso de falso positivo foi registrado em exames de HIV no Brasil até agora. Essa possibilidade foi constatada por um estudo realizado nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário