domingo, 29 de agosto de 2010

LISTA SUJA TERÁ QUASE 100 POLÍTICOS DA REGIÃO...

FONTE: A REGIÃO.

Os que foram condenados nos últimos anos por desvio ou mau uso de dinheiro público. Pelo menos 96 ex-prefeitos, ex-presidentes de Câmaras e dirigentes de autarquias terão os nomes incluídos no Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos (Cadicon).Cadicon foi lançado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira, 25, e vai reunir informações sobre políticos condenados por improbidade administrativa.

Somente de Itabuna e Ilhéus, ao menos 20 políticos tiveram contas rejeitadas pelos tribunais de contas dos Municípios, Estado e União.
A lista de condenados do sul da Bahia ainda inclui políticos de municípios como Itacaré, Ibicaraí, Santa Luzia, Coaraci, Floresta Azul, Canavieiras, Ibirapitanga, Itajuípe, Barro Preto, Arataca, Almadina, Itapitanga, Ubatã, Una, Pau Brasil, Buerarema e Itapé.
A relação de condenados que deve ser enviada ao Cadicon também tem agentes públicos de Camacan, Dário Meira, Gongogi, Itororó, São José da Vitória, Santa Cruz da Vitória, Medeiros Neto, Aurelino Leal, Firmino Alves, Gandu, Ubaitaba e Uruçuca.
Devem ser incluídos na lista ex-prefeitos como Monalisa Tavares e Henrique Oliveira (Ibicaraí); Jarbas Barbosa (Itacaré); Paulo Martinho e Valter Gonçalves (Itajuípe); José Bonfim , Adelberto Oliveira, José Hélio (Barro Preto); e Carlos Amilton Oliveira, o “Garrafão”, de Floresta Azul.
Entre os políticos condenados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em Itabuna e Ilhéus estão Valderico Reis, Jabes Ribeiro, Fernando Gomes, Edson Dantas, Pedro Egídio e Geraldo Simões. Mas o recordista de contas rejeitadas é um ex-prefeito de Gongogi.
RECORDISTA.
Roque Rocha teve sete das oito contas reprovadas somente pelo TCM. Depois vem o ex-prefeito de Floresta Azul, Carlos Amilton Oliveira, que teve rejeitadas quatro contas pelo órgão de fiscalização.
Há cinco prefeitos do sul na lista que deve ser enviada para o Cadicon. Entre eles estão Jairo Loureiro, de Canavieiras e Marcos Dantas, de Itajuípe. Segundo o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, o Cadastro é uma ferramenta para auxiliar no combate à corrupção.
O cadastro permite a consulta de responsáveis com contas irregulares pelos tribunais de contas. Além de mostrar dados sobre condenados por improbidade administrativa, ele vai mostrar dados sobre empresas inabilitadas para contratar com a administração pública.
A consulta ao Cadicon é simples e pode ser feita pelo portal www.rededecontrole.gov.br. O Tribunal de Contas da União ainda espera as informações da maioria dos estados, incluindo os tribunais de contas dos municípios e do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário