FONTE: COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).
Uma pesquisa sobre como o vírus da gripe se espalha, feita em uma escola primária, mostrou que a taxa de transmissão de menino para menino e de menina para menina é três vezes maior do que entre os sexos.
A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph".
Os números também foram cinco vezes maior entre colegas da mesma classe do que de diferentes classes.
No entanto, apenas sentar ao lado de uma criança com gripe não aumenta significativamente as chances de contrair a doença.
Os resultados são de um estudo realizado por britânicos e americanos com o objetivo de descobrir como a gripe suína se espalhou em uma escola primária na Pensilvânia, nos EUA.
A pesquisa, publicada nesta terça-feira na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", envolveu 370 alunos de 295 famílias.
Os cientistas usaram dados de mapas de assentos, calendários, horários de ônibus, agendas da enfermaria, registros de frequência e questionários para estimar as taxas de transmissão da gripe em diferentes contextos.
Simon Cauchemez, que liderou o estudo, do Centro de Investigação Médica do Conselho de Análises do Imperial College London, disse: "este é um dos estudos mais abrangentes até hoje sobre como a epidemia de gripe se dissemina entre as crianças na escola".
A escola estudada foi fechada 18 dias após o surto de gripe suína, pois 27% de seus alunos tinham os sintomas da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário