FONTE: DA "NEW SCIENTIST" (www1.folha.uol.com.br).
O gosto amargo de uma bebida pode alterar o julgamento moral, fazendo com que as pessoas se tornem mais críticas.
Esse é o resultado de uma pesquisa realizada com 57 voluntários que foram submetidos a várias situações para terem suas opiniões checadas.
Numa escala de um a cem, o grupo teve que analisar cenas como a de um homem comendo um cachorro morto ou a de sexo consensual entre um casal de primos. Os participantes também indicaram sua orientação política.
Antes e durante o teste, os voluntários consumiram um drinque de gosto amargo, um suco de frutas doce e água.
Aqueles que beberam o líquido amargo se tornaram 27% mais enérgicos em seus julgamentos do que os que beberam somente água.
Um outro dado curioso que surgiu para os pesquisadores mostrou que os partidários conservadores são mais afetados pelo gosto amargo, e consequentemente suas críticas, do que os liberais.
Embora o mecanismo entre paladar e comportamento não seja totalmente claro, os pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova York (EUA) que desenvolveram o estudo se perguntam se um júri deveria evitar o consumo de líquidos amargos antes de um julgamento ou se a preferência de determinados alimentos influenciam nos ideias políticos dos indivíduos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário