segunda-feira, 2 de maio de 2011

SENADO DISCUTE PROPOSTA DA ANVISA DE BANIR INIBIDOR DE APETITE...

FONTE: DA AGÊNCIA SENADO (www1.folha.uol.com.br).


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realiza nesta segunda-feira, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, uma audiência pública sobre a proposta de banir os medicamentos que contenham sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol).


A agência alega que os inibidores de apetite produzidos com essas substâncias trazem riscos à saúde e, portanto, devem ser retirados do mercado. Nem todos os médicos e farmacêuticos, porém, apoiam essa proposta.

Segundo a Anvisa, "a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo; além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários".

Sobre os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, afirma que eles "apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central".

A audiência está sendo promovida pela CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado), cujo presidente é o senador Paulo Paim (PT-RS). Foram convidados para o debate especialistas em saúde, além de representantes da Anvisa e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário